Nova edição do ‘Expresso Mulher’ acontecerá neste sábado na Cidade Boa Vista

0
53

Projeto itinerante de Suzano leva agilidade para os atendimentos relacionados à Saúde da Mulher 

A Secretaria de Saúde de Suzano anunciou uma nova edição do “Expresso Mulher – Clínica Itinerante de Saúde Feminina” para o próximo sábado (02/10). A iniciativa, que integra o Outubro Rosa, é responsável por agilizar os atendimentos ginecológicos da população e, desta vez, será sediada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor André Cano Garcia, na Cidade Boa Vista.

O projeto é exclusivamente voltado às mulheres suzanenses que já estão com procedimentos pré-agendados, de forma a otimizar o acolhimento do público feminino. Na oportunidade as pacientes serão chamadas para atendimento ginecológico, coleta de papanicolau, ultrassom de mama e transvaginal, além de avaliação de saúde bucal, dispensação de medicamento e participação em grupos de práticas integrativas e saúde mental.

O dia também será marcado pela oferta de aconselhamentos e orientações sobre questões que fazem parte da rotina de cuidados com a saúde da mulher, com equipes especializadas à disposição do público presente. A ação ainda contempla pacientes agendadas em localidades adjacentes da Cidade Boa Vista.

Iniciativa até então inédita em Suzano, o “Expresso Mulher” teve início em agosto deste ano no Parque Residencial Casa Branca. Na ocasião, a medida garantiu 305 atendimentos para mulheres do bairro e de outras localidades, como Jardim Vitória e Suzanópolis, com consultas, exames de imagem, testes, avaliações e palestras a respeito de fisioterapia e psicologia.

A diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, explicou que, para além da comunidade da região norte, o projeto deve chegar a outros territórios em breve.  “A ideia é priorizar sempre as localidades que apresentam a maior demanda por serviços, conforme análise dos agendamentos. Aos poucos, avançamos para todas as regiões do município, com equipes qualificadas e comprometidas com a atenção básica, focando na prevenção e promoção de Saúde”, destacou. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a primeira edição do “Expresso Mulher” foi um sucesso e evidenciou a importância do trabalho neste momento, para impulsionar a atuação da rede básica, em especial nas ações preventivas. “Concentraremos os trabalhos na região norte durante este fim de semana, mas a operação itinerante logo beneficiará muito mais suzanenses de outras partes da cidade. Seguimos trabalhando para oferecer um serviço ágil e de qualidade para a população, com atendimento cada vez mais humanizado”, concluiu.

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano 

Deixe uma resposta