Suzano inicia nova capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil

0
51

15 moradores do Parque Maria Helena estão sendo preparados para atuar de forma preventiva na comunidade

Suzano deu início nesta sexta-feira (01/10) a um novo ciclo de capacitações do Núcleo Comunitário de Proteção de Defesa Civil (Nupdec). A iniciativa, que oferece instrução a moradores de bairros onde há áreas de risco, conta com nova turma no Parque Maria Helena e em breve deverá ampliar sua atuação para outras áreas da cidade. Ativo desde 2018, o projeto já se tornou uma referência no Estado.

Ao longo da aula, a turma composta por 15 pessoas da comunidade foi acompanhada pelo diretor da Defesa Civil de Suzano, Antônio Wenzler, e outros profissionais do setor. Na ocasião, eles tiveram contato com noções básicas de avaliação estrutural de construções civis, possibilitando a identificação de sinais de colapso e risco de desabamento. Com isso, eles foram orientados sobre quais procedimentos devem ser tomados nestas circunstâncias.

O Nupdec tem como objetivo preparar grupos de moradores para atuação emergencial em casos de eventualidades nas comunidades, como deslizamentos, enchentes, acidentes domésticos, entre outras situações. Além da possibilidade de acionar as autoridades de maneira mais eficiente e detalhada, os participantes capacitados também poderão auxiliar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em eventuais atendimentos de vítimas.

Nas próximas semanas, os participantes ainda aprenderão sobre como agir diante de inundações, incêndios, encontros com animais peçonhentos, e outras adversidades. Por fim, receberão noções de primeiros-socorros. A capacitação no Parque Maria Helena está prevista para ser concluída no próximo mês. Em paralelo, outra turma será aberta no Jardim São José na próxima quarta-feira (06/10).

Desde a criação do projeto em 2018, aproximadamente 90 pessoas já foram formadas no curso e estão aptas para realizar ações preventivas e agir prontamente diante de ameaças naturais pelos bairros de Suzano. Elas compõem quatro grupos espalhados pela cidade, contemplando regiões como do distrito de Palmeiras e do Jardim Maitê.

Wenzler explicou que o início das aulas no Parque Maria Helena marca o retorno das capacitações presenciais do Nupdec, que estavam suspensas no ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Com a possibilidade de retorno seguro, pretendemos ampliar em breve as atividades de formação. A consolidação de representantes comunitários contribui não apenas em situações críticas, como desastres naturais, mas também para o cotidiano dos bairros, garantindo mais segurança e bem-estar a todos”, concluiu.

 

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano 

Deixe uma resposta