Estudantes da UNG são finalistas do prêmio Expocom Nacional Premiação on-line acontece no dia 9 de outubro

1
49
Estudantes dos cursos de Jornalismo e Fotografia da Universidade Guarulhos – UNG são finalistas na etapa nacional do prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) em duas categorias. O evento, que faz parte da programação do Intercom (44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), ocorrerá em formato on-line no dia 9 de outubro.
Dos 13 projetos inscritos, a UNG foi finalista em 10 categorias na Expocom Sudeste 2021 – etapa regional e garantiu o TOP 5. Desses, dois trabalhos seguem na disputa nacional: Revista-laboratório e ensaio fotográfico artístico.
O projeto aprovado “Revista Cultcom”, do estudante de jornalismo Gustavo Adorni Cruz, existe desde 2017 e debate assuntos culturais em sua diversidade. A produção foi orientada pelo professor Alex Francisco, coordenador dos cursos de Comunicação, Fotografia e Design da UNG.
Para Gustavo, estar na competição nacional é uma surpresa e não esconde o entusiasmo de concorrer ao prêmio com outros finalistas. “Quando você faz um trabalho, espera que ele seja valorizado, mas quando é reconhecido em uma etapa como essa, você se sente prestigiado e sabe que está no caminho certo da profissão. É uma alegria imensa e, sem dúvida, toda a experiência servirá de portfólio para nossa equipe”, comemora o estudante, que representa a turma do 5º semestre.
Na Fotografia, o projeto selecionado foi “Autorretrato: a diversidade sexual marginalizada pela influência da Igreja”, de Bruno Faria Pinheiro. O trabalho, sob orientação do professor Daniel Herrera, aborda questões de gênero e sexualidade ao refletir sobre padrões sociais e dogmas religiosos.
Segundo o coordenador Alex, a quantidade de indicações e a premiação demonstram o quanto os estudantes e professores estão alinhados, sensíveis e críticos aos temas da agenda contemporânea. “Os projetos vencedores foram desenvolvidos durante a pandemia da Covid-19, momento em que os alunos e professores precisaram adaptar os processos de aprendizado e produção à nova realidade. Isso prova o quanto os profissionais da Comunicação em formação pela UNG estão cada vez mais preparados para o mercado de trabalho, que está em plena transformação. Não tenho dúvidas de que esse é um olhar profissional do presente que projeta o futuro da área”, destaca.
Trabalhos finalistas:
Categoria: Revista-laboratório (vencedor da Expocom Sudeste 2021)
Projeto: “Revista Cultcom”
Aluno líder: Gustavo Adorni Cruz (representando a turma do 5º semestre – 2020)
Curso: Jornalismo
Orientador: Alex Francisco
Categoria: Ensaio fotográfico artístico (vencedor da Expocom Sudeste 2021)
Projeto: “Autorretrato: a diversidade sexual marginalizada pela influência da Igreja”
Aluno: Bruno Faria Pinheiro
Curso: Fotografia

Orientador: Daniel Herrera

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta