Ferraz de Vasconcelos tem programação especial para o Outubro Rosa com oferta de exames e palestras

1
56

A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos está com uma programação especial no “Outubro Rosa”, mês de conscientização e de prevenção ao câncer de mama. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se organizaram para promover mutirões de exames e palestras para as mulheres em relação a este tipo de câncer que está no topo do ranking de maior incidência no público feminino.

Ferraz também receberá a “Carreta da Mamografia” do governo do Estado que oferecerá exames gratuitos para mulheres com idades entre 50 e 69 anos, que é a faixa etária indicativa para realizar o exame preventivo nas mamas, ou aquelas que tiverem encaminhamento médico por suspeita da doença. A unidade estará à disposição das mulheres entre os dias 18 e 30 deste mês.

O “Outubro Rosa” embora tenha como objetivo principal as ações de conscientização ao câncer de mama também aborda o autocuidado da mulher, alertando para outras ações, como o exame anual do Papanicolau que auxilia no diagnóstico do câncer do colo do útero e outras alterações.

Nesta semana, a UBS CDHU irá intensificar a coleta destes exames e oferecer ainda os testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV e Hepatites. As unidades do CDHU, Jardim Rosana, Vila Margarida e Centro também irão intensificar a oferta de exames.

A Assistência Farmacêutica também ficou responsável por desenvolver ações relacionadas ao tema. Cada UBSs está com painéis ilustrativos que auxiliam as mulheres a realizar o autoexame e também a observar alterações nas mamas tais como: inchaços fora do período de menstruação; mudança na coloração da auréola e mamilo; dores e/ou formigamento ao redor do mamilo; nódulos, caroços ou pintas anormais e repentinas; mudança na textura da pele, formato ou irritação nos seios.

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, afirma que a prevenção é a melhor forma de cuidar do bem estar físico das pessoas, ainda mais em se tratando das mulheres. “Temos um olhar especial com a saúde da mulher. Iremos inaugurar o novo espaço do Centro Integrado de Atenção à Saúde da Mulher que já oferece serviços específicos e também levamos os cuidados em todas as UBSs para atender a toda a cidade. As mulheres podem conferir a programação de cada posto de saúde e colocar em dia os exames que devem ser feitos anualmente”.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta