Itaquaquecetuba terá programação especial neste Outubro Rosa

2
59

A Prefeitura de Itaquaquecetuba preparou uma programação especial para o mês de conscientização e combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa. As secretarias de Políticas para Mulheres, Esporte, Cultura, Saúde, o Fundo Social de Solidariedade e o Hospital Santa Marcelina se uniram para organizar as ações.

O prefeito Eduardo Boigues reforçou o quanto a prevenção é importante. “Precisamos cuidar da saúde, mas na maioria das vezes, lembramos só quando nos deparamos com o problema. Quando se trata de câncer, não dá pra esperar o problema aparecer. O ideal é prevenir”, disse.

Nesta quarta (6), às 10h, a Ong Mamas do Amor dará uma palestra sobre o câncer de mama que explicará sobre a doença, superação e prevenção. O evento será no auditório da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (rua Uberlândia, 57 – Vila Virgínia). Neste dia, as secretárias, o Conselho da Mulher e algumas convidadas participarão de uma oficina para a confecção de mamas.

No dia 15, das 9 às 13h, no Largo da Vila São Carlos, haverá aula de zumba, aferição de pressão, de dextro, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, teste rápido de Covid-19, além de avaliação e orientação bucal e nutricional.

Também serão entregues vouchers para coleta de papanicolau e será feito o cadastro para realização posterior de mamografia em clínicas e hospitais de referência. O diretor e médico do Hospital Santa Marcelina, Edgard Hotta, dará uma palestra sobre câncer de mama, também na Vila São Carlos.

Uma tenda da Escola do Mecânico, montada na mesma data e local, realizará inscrições para um workshop de três horas com noções básicas de mecânica de carro para mulheres. Dessas mulheres que participarem do workshop, uma ganhará uma bolsa de estudos.

No dia 21, das 9 às 16h, na Praça Padre João Álvares, haverão os mesmos atendimentos de saúde, aula de zumba e cuidados de beleza (cabelo, unha e maquiagem), que serão realizados por empresas que vão doar o serviço e seus produtos. Terá pipoca e algodão doce gratuito e doação de lenços para mulheres com câncer.

Outra palestra do diretor do Hospital Santa Marcelina será realizada no dia 22, às 17h30, na praça de alimentação do Shopping Itaquá Garden (estrada do Mandi, 1205 – Jardim Adriane) sobre ações preventivas, como o autoexame.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta