Outubro Rosa: alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

0
63
Frutas vermelhas, por exemplo, protegem as células contra radicais livres e atuam no equilíbrio hormonal
A campanha Outubro Rosa é conhecida por conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres. Além dos exames, é possível prevenir a doença com escolhas alimentares saudáveis.
Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Guarulhos (UNG), Suzana Soares Lopes, o câncer de mama pode ser causado por diversos fatores e um dos agravantes é o consumo de alimentos inadequados.
“Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) mostram que a má alimentação é uma das causas de câncer que pode ser evitada. Portanto, é necessário incluir a adoção de um modo de vida saudável a começar pela mudança dos hábitos alimentares, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas”, explica a nutricionista.
Ainda de acordo com a especialista em Fitoterapia, o ideal é o consumo de alimentos naturais como frutas e verduras. “Para a prevenção do câncer de mama e também de outras doenças, é importante uma alimentação balanceada, com orientação de um nutricionista, acompanhada pelo consumo diário de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas”, aconselha Suzana.
Já o consumo regular de alimentos gordurosos, salgados e enlatados contribui para o aparecimento da doença. A nutricionista orienta evitar frituras, carne vermelha processada e embutidos, como linguiças, salsichas, salames, presuntos, entre outros. “Esses alimentos ultraprocessados possuem conservantes como o nitrito e nitrato que provocam o aparecimento da doença”, sinaliza.
A especialista separou algumas dicas de alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama.
– Frutas vermelhas (melancia, morango, framboesa, amora) – protegem as células contra os radicais livres e atuam no equilíbrio hormonal. Os flavonoides presentes no suco da uva vermelha contêm altos níveis de antioxidantes, como resveratrol e catequina, que previnem o câncer de mama.
– Cenoura, acerola, abóbora e manga – possuem um papel importante no combate ao câncer, pois contém a substância carotenoide, que elimina os radicais livres, evitando mutações celulares.

– Brócolis – vegetal importante com fitoquímico sulforafano, que auxilia na destruição de células cancerígenas.
– Chá verde – contém catequinas, antioxidantes que ajudam prevenir o câncer.
– Abacate, azeite de oliva – Possuem “gorduras boas” com propriedades anticancerígenas, que bloqueiam os receptores de estrógeno nas células
– Salsa, alho, cebola, manjericão, orégano, curry, pimenta preta – contêm propriedades anticancerígenas.

E o mais importante é sempre fazer os exames preventivos e ter o acompanhamento regular do seu médico.

Deixe uma resposta