Suzano tem mais de 230 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

0
88
Suzano tem mais de 230 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

Número representa 93,5% do público-alvo da campanha; atendimento segue disponível nos 24 postos de saúde da cidade

 

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) em Suzano chegou a marca de 230.532 pessoas imunizadas com pelo menos uma dose. O número representa 93,5% do público-alvo, a partir de 12 anos de idade. O atendimento continua disponível nos 24 postos da cidade com a primeira e a segunda dose, além da de reforço para idosos maiores de 60 anos, imunossuprimidos e profissionais da Saúde, conforme aprazamento.

 

Só com a segunda aplicação, Suzano contabiliza 142.556 pessoas. Já entre os cidadãos que receberam o imunizante em dose única, a cidade conta com 7.560 registros, totalizando 150.116 suzanenses que já estão com a imunização completa, ou seja, 65,11% do total de vacinados no município.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o trabalho de conscientização sobre a importância da segunda dose continua. “Desde a última semana adotamos um novo modelo de atendimento na cidade, migrando a vacinação contra a Covid-19 para os postos, que desempenham um papel fundamental na Atenção Básica. Ao longo dos dias percebemos que a procura pela segunda dose representa a maior demanda nas unidades, o que reflete o interesse e o compromisso da população em completar a imunização e garantir maior eficácia da vacina”, disse.

 

Só nesta terça-feira (05/10), a pasta registrou 1.726 novas aplicações no município, sendo 287 de primeira dose, 1.058 de segunda e 381 de terceira. Os locais com maior demanda são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Palmeiras, Prefeito Alberto Nunes Martins (CSII), Professor João Olímpio Neto (Casa Branca) e José Mariano de Souza Coutinho Júnior (Jardim Colorado) e a Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo).

 

“É importante lembrar que todos os 24 postos do município estão prestando atendimento à vacinação contra a Covid-19. A aplicação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, independentemente da dose que o munícipe precisa tomar”, reforçou o secretário.

 

A campanha contempla munícipes maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram; a segunda aplicação conforme aprazamento; e a dose de reforço para idosos maiores de 60 anos (que receberam a segunda há pelo menos seis meses), pessoas imunossuprimidas (que tomaram a segunda há 28 dias ou mais) e profissionais de Saúde (que receberam a segunda há pelo menos seis meses).

 

Os requisitos para a aplicação seguem os mesmos. Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter 12 anos ou mais e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

 

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados.

 

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a vacina de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo, assim como os profissionais de Saúde devem apresentar comprovante de vínculo empregatício.

 

 

Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Deixe uma resposta