Plenária final da Conferência de Saúde reúne 70 propostas de melhorias

0
40

Solenidade foi marcada por homenagem aos profissionais da Saúde em Suzano

A 9ª Conferência Municipal de Saúde chegou à plenária final nesta sexta-feira (08/10), durante solenidade que reuniu gestores, servidores e representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Conselho Municipal de Saúde. Na ocasião, o grupo debateu 70 propostas levantadas durante dois meses de reuniões prévias realizadas em todas as regiões da cidade. O relatório completo, que deverá ser publicado na próxima semana, dá ensejo à construção do Plano Municipal de Saúde (2022-2025).

O encontro final, realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna, foi prestigiado pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e pelo secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi. O chefe da pasta reforçou a importância da conferência e relembrou os desafios da pandemia no novo coronavírus (Covid-19) ao longo dos últimos meses, quando a cidade enfrentou a segunda onda de casos da doença.

“A princípio, a conferência seria em um outro modelo, devido à pandemia. Mas confesso que a ação surpreendeu, com mais de 240 participantes ao longo das 27 reuniões. Foi um processo muito produtivo, gerando 70 propostas de melhorias à nossa Saúde suzanense, que enfrentou inúmeros desafios nos últimos meses. Realizamos uma megaoperação de vacinação contra a Covid-19, lutamos por mais leitos e trabalhamos dia e noite para salvar vidas. E nada disso seria possível sem o empenho de cada profissional e colaborador da Saúde”, agradeceu.

A cerimônia foi marcada por emoção com a homenagem de 35 pessoas que fizeram a diferença na Saúde de Suzano, entre elas, o prefeito Rodrigo Ashiuchi. O chefe do Executivo suzanense recebeu o troféu das mãos do vereador Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus, representando a Câmara Municipal de Suzano.

Ashiuchi destacou que a Saúde do município vive um momento histórico, com grandes anúncios e muito trabalho pela frente. “Vivemos uma mudança nunca vista antes na Saúde de Suzano, atuando pela valorização dos trabalhadores, pela melhoria dos serviços e novos equipamentos. Seguimos cobrando a abertura do Hospital das Clínicas (HC); trabalhando pela entrega das novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Monte Cristo e Dona Benta, além do novo hospital regional e inúmeras reformas na rede. Também temos um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas programado para essa gestão”, lembrou.

Para o prefeito, as propostas da conferência vêm ao encontro dos projetos da gestão, que visa o fortalecimento do SUS e o desenvolvimento de políticas inclusivas para uma Saúde cada vez melhor. “Estamos trabalhando em ações inéditas para a cidade, como o ‘Remédio Em Casa’ e o ‘Expresso Mulher’, que tem agilizado o atendimento a consultas e exames, contando inclusive com um novo mamógrafo em Suzano. Temos muita coisa boa pela frente, auxiliando as famílias suzanenses em um grande trabalho referenciado pelo SUS, que é um sistema que funciona com centenas de homens e mulheres que acreditam e trabalham para que dê certo. Em Suzano, nós acreditamos 100% na saúde pública, por isso deixo meu imenso agradecimento a quem faz a diferença na vida das pessoas”, disse.

A solenidade também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleide Tomoko Tomioka, da coordenadora da Estratégia da Saúde da Famílias, Joyce Moreira, e dos membros da Comissão Organizadora da 9ª Conferência Municipal de Saúde: Maria Juselha Duarte e Kátia Aparecida Santos, representando os usuários do SUS; Francisco Rodrigues Coelho, representando os trabalhadores, e Sandra Cardoso, representando os gestores.

Por parte da Secretaria Municipal de Saúde, ainda compareceram as diretoras Tânia Mara Porfirio (Técnica e Jurídica), Cíntia Steffens Watanabe (Rede de Urgência e Emergência), Flávia Verdugo (Atenção à Saúde) e Maria Cristina Perin (Vigilância em Saúde), além dos coordenadores André Moraes (Especialidades), José Landim (Atenção Básica), Magna Damasceno (Rede de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Doméstica e/ou Sexual), Regislaine Gonçalves (Vigilância Epidemiológica), Rodrigo Hilário (Assistência Farmacêutica), Tatiane Rezende (Rede Cegonha) e Valquíria Gonçalves (Compras).

Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

 

Deixe uma resposta