Comunicado importante da Prefeitura de Paraibuna e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA)

0
241

A arborização urbana é fundamental para o equilíbrio ambiental, fornecendo importantes serviços ecossistêmicos. No ambiente urbano, as árvores oferecem sombra, melhoram a qualidade do ar e o conforto térmico, interceptam a água das chuvas, reduzem a poluição sonora, servem de abrigo para a fauna, humanizam a cidade, melhoram a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, além de embelezarem e valorizarem o espaço urbano.

Porém, para que todos esses benefícios possam ser usufruídos pela população, o planejamento correto, o monitoramento e a condução da arborização urbana são fundamentais.

A avaliação da condição das árvores urbanas é de suma importância para o planejamento do manejo e da gestão da arborização nas ruas da nossa cidade. A necessidade de remoção de árvores, poda ou tratamentos fitossanitários pode ser detectada e quantificada avaliando as suas condições.

Paraibuna possui árvores de grande porte implantadas no passado, nas suas principais avenidas que, apesar de todos os seus benefícios, algumas já se apresentam com características que indicam o fim do seu ciclo de vida.

Recentemente, uma dessas árvores caiu atingindo patrimônio privado, felizmente sem danos físicos aos nossos munícipes.

Para se evitar futuros problemas, o Departamento Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, iniciou imediatamente a avaliação da situação das nossas árvores, com a inspeção visual realizada por engenheiros especializados e o uso de tecnologias modernas que indicam a sua condição interna.

Dessa forma, das 78 árvores avaliadas ao longo das avenidas Dr. Carlos Guimarães (Beira Rio) e São José dos Campos, e nas Praças João Albuquerque e Major Marcelino Amâncio de Moura, foi detectada a necessidade de supressão de 21 árvores, mediante ao risco que elas representam ao patrimônio e a integridade física tanto dos munícipes, como também de turistas que visitam nossa cidade.

A partir desse levantamento, o Governo Municipal iniciará, em breve, o manejo da arborização urbana, que infelizmente terá que ser iniciado com a supressão de algumas espécies com risco iminente de queda e manutenção das demais com a ampliação de seu canteiro no tamanho ideal.

Segundo a Prefeitura de Paraibuna e o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), árvores urbanas, quando bem implantadas e manejadas, transmitem múltiplos benefícios e estão longe de serem caracterizadas como um problema, por esse motivo, novas árvores serão plantadas de forma planejada, com espécies nativas, trazendo de volta a qualidade de vida e o bem-estar para a nossa população.

Imagem1

Deixe uma resposta