EDUCAÇÃO ALUNOS DA EM LÚCIA FLORA DOS SANTOS DESENVOLVEM PESQUISA SOBRE BULLYING

0
145

Atividade envolveu alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II

bullying não é brincadeira e em Guarujá, o assunto é levado à sério, principalmente na sala de aula. Por isso, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações acerca do tema visando a conscientização de alunos, além de professores e também dos familiares.

Na Escola Municipal Professora Lúcia Flora dos Santos (Jardim Progresso), por exemplo, os alunos desenvolveram uma pesquisa sobre o bullying na própria unidade. O levantamento foi elaborado por alunos do 6º ano, que entrevistaram os colegas do 9º ano de ensino fundamental II.

Ao todo, 32 estudantes responderam à pesquisa. Destes, 20 relataram já terem sofrido essa prática, dos mais diversos tipos. A pesquisa revelou ainda que, as meninas são as que mais sofrem, e os meninos, aqueles que mais praticam. Outro detalhe apontado é que os estudantes que praticam bullying não reconhecem tal prática.

O levantamento mostrou vários tipos de bullying, como são realizados, por quem, consequências e o que foi feito para amenizar. Os indicadores trabalhados foram na sua maioria violência verbal, xingamentos, apelidos, entre outros. A ideia de desenvolver uma pesquisa na unidade surgiu em agosto deste ano, após a implementação do livro “Bullying é o quê?”, pela Secretaria de Educação (Seduc) junto à rede municipal. 

A professora de matemática, Marta Menezes da Macena, que coordenou a pesquisa na EM Lúcia Flora, considerou o resultado satisfatório. “Este é um tema de grande importância, presente na sociedade, mas que deve ser combatido por todos. Para o levantamento, os alunos fizeram a apuração e tabulação de dados, com posterior reflexão com os professores. Nosso objetivo é através deste trabalho, conseguir cada vez mais conscientizar os nossos alunos”, contou ela, que teve ainda o apoio da professora de língua portuguesa, Lídia Maria da Silva.   

Livro – Incorporado em agosto junto à rede municipal de ensino, o material paradidático é destinado a nove mil alunos, entre 9 e 12 anos. Com 20 páginas, o livro é semanalmente utilizado nas escolas, com o objetivo de melhorar a convivência e incentivar o exercício da cidadania em sala de aula. O tema abordado está em conformidade com os dispositivos legais, que indicam ações de conscientização, prevenção e combate ao bullying, como as Leis Federais nº 13.185/15 e nº 13.663/18, além da Lei Municipal nº 4.658/19.

O que é bullying ? – Palavra de origem inglesa, que vem de Bully, o que significa valente. Pode ser identificado por meio de apelidos, xingamentos, humilhações, perseguições ou ainda por constantes agressões, nas mais diferentes formas, seja ela física, verbal ou psicológica.

Deixe uma resposta