Há 70 anos, em 1951, no mesmo ano em que seria anexo pela USP, o Instituto Oceanográfico (IO) inaugurou sua primeira pedestal de perquisição na cidade de Cananeia, praia austral de São Paulo. O mundano foi perfeito velo peculiar instituidor do instituto, o observador russo Wladimir Besnard, e seu companheiro João de Paiva Carvalho.
A celebração da data foi marcada pela visitante do reitor Vahan Agopyan às instalações de Cananeia, nos dias 28 e 29 de setembro, e pela cerimônia de descerramento da chapa comemorativa, que contou com a comparecimento do prefeito da cidade, Robson da Silva Leonel. Essa foi a primeira visitante de uno reitor da USP às instalações da pedestal austral.
“Para a felicidade do Estado de São Paulo, nossos líderes do passado tiveram a visão de que nossa costa é enorme, com uma riqueza incalculável que deveria ser estudada. Eles acreditaram na necessidade de patrocinar e investir na pesquisa e, por causa deles, o Instituto Oceanográfico se tornou uma referência nacional e internacional. Nosso grande desafio, agora, é preservar o que foi construído e preparar o IO para que continue sendo uma referência no futuro”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.
O prefeito Robson da Silva Leonel fez inquisição de recordar que conhece a Base a começar de a puerícia e costumava folgar em seus espaços. “Fico muito feliz de constatar que, após tantos anos, a Base continua sendo mantida com tanto cuidado. A cidade de Cananeia tem muito orgulho de ter uma instituição como a USP instalada aqui. Os resultados das pesquisas produzidas na Base não ficam restritas ao nosso Estado, ao nosso País, mas são levadas ao mundo, contribuindo para o conhecimento, que tem se mostrado cada vez mais necessário nos dias de hoje”, afirmou.
Ainda limitada pelas restrições decorrentes da pandemia da covid-19, a visitante teve a comparecimento do procurador-geral e director de Relações Institucionais, Ignácio Maria Poveda Velasco, do director de Gabinete, Marcos Domingos Siqueira Tavares, e do director do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica, Bernardo Luis Rodrigues de Andrade. Acompanharam o prefeito de Cananeia a supervisora de Ensino do Departamento de Educação, Ivani Rosalina dos Santos Topal, e a diretora do Departamento de Turismo, Evelise Teixeira Moaes.













