Itaquaquecetuba terá ação em prol da campanha Novembro Azul nesta sexta (5)

0
180

Novembro Azul é o mês de conscientização e combate ao câncer de próstata e, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba promoverá uma ação nesta sexta-feira (5) visando o bem-estar masculino. Será no Instituto Federal de São Paulo, campus Itaquaquecetuba (rua Primeiro de Maio, 500 – Estação), das 9h às 15h.

A ação consiste na realização de teste rápido de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e de Covid-19, aferição de pressão arterial e de glicemia, vacinação contra Covid-19, além de avaliação bucal e nutricional.

“O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e a única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce”, disse o prefeito Eduardo Boigues. A recomendação do Ministério da Saúde é de que o exame de toque retal seja feito a partir dos 45 anos com fatores de risco e a partir dos 50 anos para a prevenção. Na rede municipal, os homens podem marcar consulta com o clínico geral para a avaliação.

No caso de apresentarem sintomas como dor óssea ou mesmo ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen, devem procurar o médico. “O acompanhamento é muito importante, precisamos conscientizar a população e a rede municipal está à disposição”, reforçou o secretário de Saúde, Edson Rodrigues.

Foto: Millena Matos

Deixe uma resposta