Suzano padroniza protocolo de atendimento à Saúde Mental

0
99

Medida garante uniformidade ao atendimento dos pacientes deste segmento nas 24 unidades de saúde da cidade

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), oficializou a “Linha de Cuidado de Saúde Mental” da rede municipal. O documento é inédito na cidade e, pela primeira vez na história, padroniza as ações dos profissionais do segmento, sistematizando a assistência a ser prestada aos usuários do serviço público. A medida já foi implantada e será monitorada pelos próximos meses.

O protocolo descreve métodos de atuação diante das mais variadas situações e demandas que possam surgir na trajetória dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os itens a serem seguidos pelos profissionais da rede envolvem a integração de ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, que já estão sendo aplicadas em todas as 24 unidades de Saúde do município. Com isso, foi definido um fluxo de atendimento para otimizar o acolhimento dos cidadãos que buscam assistência psicossocial.

A coordenadora da RAPS, Dulce Ramos, destacou a importância da publicação para a melhoria dos serviços oferecidos à população. “Esta é a primeira vez que temos um documento deste tipo voltado para os profissionais da rede, que padroniza o atendimento por toda a cidade. Com ele, temos enfim uma referência formal para fluxos assistenciais e metodologias de trabalho, o que nos permite otimizar o cuidado com o paciente e suas necessidades, sempre com abordagem humanizada”, explicou.

Segundo Dulce, com a apresentação do novo protocolo aos servidores realizada no último dia 26, a pasta dá início neste mês ao processo de acompanhamento da implantação, para garantir que o novo padrão está sendo executado de forma adequada. Neste monitoramento, que passará por todas as 24 unidades de Saúde, os profissionais também receberão auxílio em eventuais dúvidas.

O titular da pasta, Pedro Ishi, lembrou que esta não é a primeira padronização de operações realizada na Saúde. No início deste ano, a gestão pública também oficializou procedimentos a serem seguidos pela enfermagem, por meio do Procedimento Operacional Padrão (POPs). “Estas medidas, inéditas na cidade, garantem mais uniformidade, eficiência e coordenação para as atividades realizadas, o que se reflete em um melhor atendimento ao público. Este é mais um importante avanço que damos para fortalecer a qualidade de Saúde no município”, concluiu.

Créditos das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano 

 

Deixe uma resposta