Vereadores de Suzano voltam a cobrar soluções para transtornos causados por empresa na estrada do Areião

0
103

Vereadores de Suzano voltaram a cobrar, na sessão ordinária da tarde de hoje (3), soluções para transtornos enfrentados por moradores da estrada do Areião, no Monte Sion, devido à atuação da MRS Logística. Eles destacaram que a concessionária do transporte de carga na linha férrea danificada o asfalto da via e que o descarregamento de minério de ferro acarreta em problemas respiratórios para quem reside no local.

 

André Marcos de Abreu (PSC), o Pacola, lembrou que já havia solicitado soluções para esses problemas em maio deste ano, quando falou sobre o assunto na Casa de Leis e pediu informações à Secretaria de Meio Ambiente. “O asfalto foi concluído e hoje está completamente danificado pelos mesmos caminhões. Não existe fiscalização adequada no local. Não há residência que não tenha pessoas com problema respiratório ou de alergia”, afirmou.

 

Em aparte, o vereador Márcio Alexandre de Souza (PL), o Márcio Malt, informou que pediu à empresa Tora Logística e à Secretaria de Planejamento Urbano documentos sobre o impacto de vizinhança. “Eles começaram a operar com minério de ferro. Fizeram a mudança e não apresentaram a documentação de estudo de impacto de vizinhança”, disse.

 

Também em aparte, a vereador Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia, disse que já fez solicitações de informações sobre o assunto e se colocou à disposição para contribuir com os moradores do local. Já o vereador Denis Claudio da Silva (DEM), o filho do Pedrinho do Mercado, completou que fez requerimento solicitando informações sobre a pavimentação da estrada do Areião. O vereador Jaime Siunte (PSDB) sugeriu que seja criada uma comissão de vereadores para acompanhar o assunto e fazer com que leis existentes sejam aplicadas.

 

Tribuna

Na Tribuna Livre, o vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, relatou que protocolou na semana retrasada ofícios ao secretário de Saúde, Pedro Ishi, solicitando informações sobre a falta de mais de 100 medicamentos na rede pública e sobre as empresas contratadas pela Prefeitura na área da saúde para acompanhar os valores pagos. “Esta é uma Câmara de trabalho e estamos fazendo nosso dever de solicitar às secretarias que façam seu trabalho, atendam o munícipe.”

 

Já o vereador Antonio Rafael Morgado (PDT), o professor Toninho Morgado, disse que, por meio de emenda impositiva apresentada por ele no ano passado, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana confirmou a instalação de abrigos em três pontos de ônibus indicados por ele: Chácaras São Judas Tadeu, Chácara Nossa Senhora Aparecida e Vila Júlia. O parlamentar Rogerio Castilho (PSB) voltou a reclamar na Tribuna de soluções para Jardim Dora, Ipelândia e outros bairros do Distrito de Palmeiras.

 

O parlamentar José Oliveira de Lima (PDT), o Zé Oliveira, pediu informações sobre a falta de água nos bairros Jardim Panorama e Gardênia Gleba II – locais em que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) havia se comprometido a levar o Programa Água Legal em julho. “Nem a Sabesp, nem o Executivo se pronunciaram”, revelou.

 

O vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, voltou a sugerir que as secretarias de Educação e de Planejamento Urbano solicitem como contrapartida de empreendimentos imobiliários no município a construção de creches e escolas. “É interessante que nossa cidade cresça, mas não podemos ganhar de um lado e perder do outro.”

 

Pauta

O projeto de lei complementar de autoria do Executivo que dispõe sobre o licenciamento de empresas do ramo de depósito de sucata ou ferro velho, desmanche, comércio de peças usadas e congêneres foi aprovado na sessão com uma emenda de Jaime Siunte. Os vereadores também votaram favoravelmente a uma moção de aplauso de autoria do vereador José Soares de Sousa (PODE), o Soares de Madureira, ao secretário de Meio Ambiente, André Chiang, e ao projeto de decreto legislativo que dispõe sobre a concessão de títulos de Honra ao Mérito do Ano de 2021 aos Profissionais do Ano, de autoria da Mesa Diretiva.

Deixe uma resposta