Itaquaquecetuba ganha bazar ecológico no centro da cidade

0
54

O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba inauguraram o EcoBazar nesta quinta-feira (4). O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates Queroz, do secretário de Meio Ambiente, João Carlos Navarro, vereadores, demais secretários e do padre Luiz Renato, que abençoou o espaço.

O objetivo do bazar é trabalhar a consciência ambiental e retirar resíduos da natureza de forma sustentável, além de contribuir socialmente com as pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto, que leva o nome de EcoItaquá, é integrado à Ong Espaço Urbano, que levou a ideia para as 12 cidades que englobam o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).

Para adquirir produtos é necessário que o interessado troque 20 caixinhas longa vida ou um quilo de tampas plásticas por uma moeda social chamada EcoCash. No EcoBazar, há produtos ecológicos, de higiene pessoal, de limpeza, alimentos, brinquedos, entre outros.

A abertura oficial contou com a primeira doadora, Fabiana Almeida, moradora do Parque Piratininga, que trocou 50 caixas longa vida por moedas sociais. “A minha intenção é preencher a cartela e doar para alguma família que precisa aqui no bairro, assim eu ajudo quem precisa”, disse.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, o momento é de tirar lixo do meio ambiente. “Queremos que a educação ambiental aconteça em nossa cidade e podemos, por meio do EcoBazar, ajudar as pessoas com produtos mais acessíveis.”

O prefeito Eduardo Boigues acrescentou que a cidade tem potencial de crescer com a ajuda de todos. “Nossa cidade tem avançado muito e isso é possível porque temos parceiros. Peço aos comerciantes que nos ajudem a manter o EcoBazar e a contribuir com tantas famílias.”

A loja está localizada na rua Capitão José Leite, s/n – centro (ao lado do número 25 e em frente à base policial da Praça Padre João Álvares).

Fotos: Verônica Ribeiro e Millena Matos

Deixe uma resposta