GCM salva vida de bebê no Jardim Alterópolis

0
45

Recém-nascido havia se engasgado com o leite materno; socorro dos guardas garantiu sua sobrevivência

 

Os patrulhamentos preventivos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, que reforçam a segurança dos bairros dia e noite, foram responsáveis na última segunda-feira (08/11) pelo resgate de um bebê no Jardim Alterópolis. Ele havia se engasgado com leite materno e apresentava poucos sinais vitais. A rápida ação dos agentes salvou a vida do recém-nascido e garantiu que ele voltasse a respirar. Após o susto, ele foi levado a uma unidade de saúde para receber atendimento especializado.

 

A situação ocorreu no fim da noite, onde já havia pouco movimento nas ruas. Em ronda de rotina pela avenida Vereador João Batista Fitipaldi, por volta das 23 horas, uma equipe da corporação notou um casal em desespero na via. Quando se aproximaram, a dupla de guardas descobriu que a filha dos moradores, de apenas 18 dias de vida, precisava de socorro urgente. Eles imediatamente correram até a casa, onde a mãe entregou o bebê já inconsciente nos braços de um dos agentes.

 

A pequena estava sem respirar e com a pele roxa, o que lhes indicou o grau de urgência. Ela não poderia esperar o atendimento médico chegar. De prontidão, os GCMs de 3ª classe Sérgio Antonio Souza e William dos Santos deram início aos procedimentos de desobstrução das vias respiratórias. Eles continuaram por um tempo, até que a recém-nascida tossiu o líquido preso e, aos poucos, recobrou a consciência. Um dos agentes, que estava com o bebê no colo, relatou que o momento em que ela segurou seu indicador com as mãos foi o grato sinal de sua melhora, indicando que ela já retomava os sentidos.

 

Assim que sua condição de saúde foi estabilizada, ela e seus pais foram conduzidos, sob escolta da GCM, ao Pronto-Socorro Municipal. Lá, a família foi atendida e recebeu acompanhamento médico para checar se a recém-nascida estava bem e saudável, sem nenhum tipo de complicação por conta do ocorrido.

 

Com a criança segura e de volta ao lar, os pais, Leticia Ferreira e Thiago Lopes, seguem emocionados com o desfecho feliz da emergência. Eles agradeceram aos agentes municipais pelo resgate, que salvou a vida do bebê, e os receberam na noite seguinte para apresentá-los à pequena e expressar sua gratidão. “Foi um momento de muito desespero, ela estava engasgada havia uns 40 minutos e não sabíamos o que fazer. Estávamos esperando um motorista particular quando vimos a viatura. A ajuda deles foi decisiva para a nossa filha, que agora passa bem e já se recuperou. A GCM salvou sua vida”, ressaltou a mãe.

 

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, parabenizou a ação dos guardas em prontamente acudirem o bebê em um momento de urgência e ressaltou a importância do treinamento da corporação, que capacita os servidores para lidarem com as mais diversas situações de emergência de forma calma e objetiva, inclusive com primeiros-socorros. “A dupla teve uma atuação impecável e estava na hora certa para salvar a vida do bebê. O principal objetivo da GCM é servir a população e prezar por seu bem-estar, e nossos guardas, que nos enchem de orgulho diariamente, desempenham essa função com excelência”, concluiu.

 

 

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Deixe uma resposta