Prefeito de Suzano participa de inauguração do ‘Mural dos Campeões’

0
51

Evento aconteceu na manhã de quarta-feira (10/11) na Câmara dos Vereadores

O Prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou da cerimônia de inauguração do “Mural dos Campeões”, iniciativa conduzida para prestar homenagens aos jogadores de futebol das décadas de 1950, 60 e 70 que fizeram história no futebol suzanense. O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores e foi prestigiado por autoridades do município, contando também com a presença de atletas e familiares dos jogadores homenageados.

A solenidade teve início às 11h30 e contou com a presença do chefe do Executivo suzanense, que esteve ao lado de secretários, vereadores e outras autoridades municipais. Os 32 ex-jogadores homenageados foram atletas que jogaram nas equipes amadoras, semiprofissionais e profissionais da cidade de Suzano das décadas de 1950, 60 e 70, que conquistaram títulos pela categoria e atingiram grandes feitos como números e recordes de gols marcados, partidas disputadas e da prestação ao esporte do município.

A apresentação do projeto foi feita pelo historiador do futebol da cidade e idealizador do projeto, Altair da Silva, que abriu as homenagens nomeando todos os 32 atletas presentes no mural. Cada um dos jogadores foi introduzido pelo especialista aos presentes no evento, sendo estes eternizados no local com uma foto registrada na época em que jogavam oficialmente. A imagem é acompanhada de uma descrição de sua trajetória no futebol suzanense e a marca de seus pés, junto de feitos e partidas que justificaram a escolha de cada atleta para integrar o mural.

A proposta de painel apresentada pelo historiador foi tramitada pelo vereador Joaquim Rosa na Câmara Municipal. A lei municipal foi aprovada de forma unânime em processo de votação ocorrido nos primeiros meses do ano, o que conferiu a oficialização do mural. Rosa esteve presente na solenidade ao lado do presidente da Câmara Municipal, Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, que, ao lado de Ashiuchi, entregou certificados a todos os ex-jogadores presentes no evento e aos familiares dos homenageados póstumos, exaltando os feitos dos jogadores durante suas carreiras.

Um dos atletas homenageados, Cláudio Aparecido dos Santos, conhecido como Ted, falou sobre a emoção do reconhecimento por seus anos e títulos conquistados enquanto atleta no município. “É realmente uma honra ver o resgate do futebol em Suzano, de tudo aquilo que fizemos no passado ser revivido hoje. É uma verdadeira emoção ver pessoas como nós, cidadãos suzanenses, eternizados nesse mural. Reencontrei muitos amigos aqui hoje e isso também foi muito gratificante para mim”, disse o ex-defensor que jogou por vários clubes de Suzano e que atualmente é presidente do Sindicato dos Servidores de Suzano.

O prefeito falou sobre a solenidade, pontuando que honrar a história de pessoas que marcaram um período no passado é sempre importante. “Todos estes 32 atletas fazem parte da história geral de nosso município, não apenas no esporte. Independentemente do tempo que se passou desde que estes cidadãos atingiram estes feitos e terminaram suas carreiras no esporte, contar e eternizar suas histórias é algo mais que válido para todos nós. A homenagem é mais que merecida pelo que fizeram nos gramados de nossa cidade”, finalizou Ashiuchi. 

Os vereadores Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; Jaime Siunte; André Marcos de Abreu, o Pacola; Artur Takayama; Edirlei Junio Reis, o professor Edirlei; Gerice Lione; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Lazario Nazare Pedro, o Lázaro de Jesus; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; Max Eleno Benedito, o Max do Futebol; Nelson dos Santos , o Nelson do Fadul; Rogério Castilho; e Fábio Diniz prestigiaram a cerimônia.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários municipais de Governo, Alex Santos; de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior; de Assuntos Jurídicos, Renato Swensson; e de Comunicação, Marcelo Prado. O presidente do Conselho Municipal de Desporto de Suzano, José Serafim da Silva Junior; o presidente da Liga Municipal de Futebol de Suzano, Marcelo Luís Cardoso de Menezes, e o diretor-geral da Casa de Leis, Júlio Cezar Mayer, também marcaram presença.

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Deixe uma resposta