7ª Olimpíada Regional das Apaes têm início nesta quarta-feira

0
58

Cerimônia de abertura acontece no Parque Max Feffer, às 19 horas

A cidade de Suzano recebe a 7ª Olimpíada Regional das Apaes, com início nesta quarta-feira (17/11). Com uma grande cerimônia de abertura, que será realizada na Arena Suzano a partir das 19 horas, o município será o palco da disputa de dez modalidades nas suas praças esportivas, recebendo 211 alunos de várias cidades do Estado. Os jogos acontecem ao longo desta semana, nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

Organizada pelo Conselho Regional das Apaes em parceria com a entidade suzanense e a prefeitura, a sétima edição do evento sociocultural reúne 211 alunos e cerca de 50 profissionais de 17 instituições de cuidados com pessoas com deficiência nas regiões do Alto Tietê e do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

São dez modalidades representadas na Olimpíada, sendo elas bocha adaptada, natação, atletismo, futebol, basquetebol, voleibol, futebol society, tênis de mesa, dama e dominó. A disputa destas está dividida em duas categorias, pensadas para promover equilíbrio técnico entre os participantes, sendo para os alunos com deficiências intelectuais e uma segunda reservada apenas para os representantes que apresentam síndrome de down.

A filial de Suzano, representando a organização do evento e as instituições de Arujá, Bertioga, Biritiba Mirim, Caraguatatuba, Ferraz de Vasconcelos, Ilhabela, Itaquaquecetuba, Mariporã, Mogi das Cruzes, Poá e São Sebastião estarão presentes nos dias de competição. Além destas, os jogos também recebem cinco organizações vindas de Jacareí, Santana de Paranaíba e São Paulo (bairro do Tucuruvi), além do Centro de Convivência e do Centro de Apoio ao Deficiente de Suzano. Das 17 entidades envolvidas, nove receberão alojamento no parque ao longo dos três dias de evento para suas equipes de alunos e orientadores.

As disputas nos esportes começam já na quarta-feira (17/11), com os torneios de bocha adaptada, tendo início às 14 horas, e as provas de natação, começando a partir das 16 horas, na piscina externa do espaço municipal. Na parte da noite, o Parque Max Feffer sedia a grande cerimônia de abertura dos Jogos, com entrada gratuita a partir das 19 horas. Todas as instituições envolvidas participarão da solenidade, que precede de uma festa de acolhimento para os alunos.

Na quinta-feira (18/11), os jogos começam a ser disputados na parte da manhã, com os torneios de atletismo começando às 8 horas, no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão. Esta será a única disputa realizada fora das dependências do parque municipal, com previsão de término para o meio-dia. Durante a tarde, serão iniciadas as competições de futsal, basquetebol e voleibol, que serão realizadas simultaneamente das 14 às 18 horas na Arena Suzano e nas quadras do Pavilhão Roxo. No período da noite, o segundo dia de competições se encerra com o torneio de tênis de mesa, que tem início às 19 horas na arena.

Por fim, na sexta-feira (18/11), será realizado o último dia de competição nas estruturas da cidade, com as disputas finais de dominó e dama, programadas para a parte da manhã na Arena Suzano, das 8 às 10 horas, seguida pela competição de futebol society, com duração até o meio-dia. Na tarde, a partir das 14 horas, acontece a cerimônia de premiação e encerramento das Olimpíadas, concluindo a semana do evento no Parque Max Feffer.

Ao longo dos dias de jogos, todos os envolvidos podem desfrutar de café da manhã, almoço, jantar e atividades recreativas nestes intervalos, como apresentações de capoeira e zumba.

A primeira-dama Larissa Ashiuchi, embaixadora das competições, falou sobre a recepção e suas expectativas para os jogos. “Ver os alunos retomando suas atividades esportivas é algo mais do que especial após quase dois anos de distanciamento social e protocolos rígidos contra a Covid-19. Agora, após esse período, estamos todos muito felizes em ver esse projeto chegar, com toda a festa e diversão que o esporte pode nos fornecer”, disse.

Larissa ressaltou também que mesmo em uma fase mais amena da pandemia, os protocolos recomendados de segurança sanitária não deixarão de ser seguidos. Nos alojamentos e praças esportivas, os alunos e funcionários das instituições terão à sua disposição postos com álcool em gel 70% para higienização das mãos e checagem de temperatura, para assegurar as melhores condições aos envolvidos.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, falou sobre a expectativa para as disputas e da responsabilidade em receber mais uma edição do evento das Apaes. “Aqui em Suzano nós temos a estrutura necessária para conduzir estes jogos em seu retorno após a pandemia. Não só na parte esportiva, com o Parque Max Feffer e o Suzanão, como na logística e recepção às delegações que aqui competirão. Fico muito feliz por estarmos recebendo um evento tão grande e importante para nós enquanto município e, claro, para os alunos envolvidos, que por meio da competição saudável, terão o prazer da prática dos esportes mais uma vez”, concluiu.

Todas as atualizações os jogos podem ser acompanhados no Facebook (facebook.com/prefsuzano), no Instagram (instagram.com/prefeituradesuzano) e no Twitter (twitter.com/presuzano) da Prefeitura de Suzano. Essas e outras informações sobre o evento como galeria de fotos, cronograma completo e boletins podem ser encontrados no site oficial da prefeitura (suzano.sp.gov.br/olimpiada-das-apaes/).

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano 

Deixe uma resposta