Giralua Teatro comemora 20 anos vigorosos de carreira teatral com apresentações online para a Baixada Santista e Litoral Norte

0
53

Grupo foi premiado com proposta para apresentação de três peças que fazem parte da sua trajetória no teatro

Entre os dias 13 a 22 de novembro de 2021, a Giralua Teatro comemora 20 anos de trajetória teatral fazendo o que mais gosta, TEATRO. O grupo, conduzido desde o ano 2000 pela direção artística de Alessandro Brandão e Direção da Produção de Valsineire Castro, desenvolve pesquisa e projetos artísticos com o Teatro Adulto e Infantojuvenil, Teatro de Animação, Intervenções Cênicas e Literárias, Leitura Encenada, Contação de Histórias e oficinas arte-educativas.

O projeto “Giralua 20 anos Vigorosos” foi premiado no edital PROACLAB 47/2020 no eixo premiação teatro no estado de São Paulo voltado para valorizar histórico de realização em teatro. Com esta premiação, a companhia propôs um novo projeto que inclui a apresentação de três espetáculos do seu repertório.

Assim, para comemorar os 20 anos do grupo paulista, a Giralua Teatro realizará uma temporada online no seu canal no YouTube. A partir do dia 13/11, com estreia às 15h, o projeto apresenta a remontagem de um dos seus espetáculos mais antigos, Salve Terra, uma peça artística e educativa pertinente em nossos dias, pois é uma temática com consistente proposta estética unindo arte e ecologia.

Outra ação é a remontagem do teatro adulto “O Elogio da Loucura” com reformulações cenográficas em novas camadas e atuação em monólogo com a atriz Val de Castro. A programação será ao vivo pelo YouTube no dia 13/11, a partir das 20h. Esta atividade inclui ainda, após a apresentação teatral, uma Mesa de Conversa com profissionais convidados das áreas da literatura e da psicologia.

A terceira ação será a apresentação de Cobra Norato – Teatro de Animação, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, às 19h30, no YouTube da Giralua Teatro. A montagem é o mais novo espetáculo do grupo, estreado no ano de 2020 premiado pelo edital ProAC de montagens inéditas de teatro.

Programação completa “Giralua 20 anos Vigorosos”

SALVE TERRA

Para escolas com link privado. Dias 10, 11 e 12/ 11 às 15h

Cidades atendidas: Bertioga, Caraguatatuba e Itanhaém

Escolas e cidades interessadas nesta peça, que tem um conteúdo voltado para educação ambiental, pode entrar em contato com a produção no site https://giraluateatro.com/.

Temporada aberta ao público

Estreia dia 13/11 às 15 horas

de 13 a 22 de novembro

Livre para todas as idades.

Sinopse: houve um dia que a Terra parou. Fuso Confuso sobe ao espaço com a missão de descobrir o motivo e salvar a Terra do colapso. No planeta as pessoas, bichos e plantas têm que unir as forças com o herói desta história para que a Terra volte a girar.

Salve Terra é um espetáculo de teatro de animação, com bonecos e oralidade. Uma história criada pela Giralua sobre o dia que a Terra para de girar, pois teve um colapso, ficou doente, parou de respirar, pois ficou sufocada com tanto lixo. Foi criado em 2002 para ser um ato e um ativo poético e político para dizer sobre as preocupações climáticas, sobre o lixo, a poluição dos rios, a preservação das florestas. A Terra é vista como um organismo vivo no qual nós habitamos.

O ELOGIO DA LOUCURA

Estreia 13/11 às 20 horas AO VIVO

TEMPORADA de 13 A 22 DE NOVEMBRO

Público adulto

Sinopse: a Loucura, personificada em uma mulher faz elogios a si mesma, se apresenta como deusa e prova que apenas ela que distribui a alegria entre os deuses, os homens e as mulheres. A Loucura convida a todos para que a escutem com prazer e assim mostrará a sua importância na geração da vida e permanência da juventude.

Direção Artística: Alessandro Brandão I Atuação: Valsineire Castro

O texto adaptado como monólogo mantém o tom satírico com o qual Erasmo de Roterdã o escreveu em 1509. Na obra, o autor personifica a Loucura em uma deusa e denuncia a hipocrisia, a arrogância e a intransigência que circundava naquele período.

Programação 13/11/2021

20h – Espetáculo O Elogio da Loucura

20h30 às 22h – Mesa de Conversa: Obra e Autor e Aspectos da Loucura na Literatura e na Saúde Mental. Na Mesa ao vivo, o elenco, direção e profissionais convidados abordam a obra e o tema da loucura.

Ana Vieira Pereira é taróloga, escritora e professora. Mestre e Doutora em Literatura pela USP-Universidade de São Paulo.

Akim Rohula Neto – Psicólogo CRP 08/10159, clínico presencial e online, graduado em Psicologia na PUC-PR com formação em psicologia corporal, sistêmica e Terapia Cognitivo Comportamental.

COBRA NORATO – TEATRO DE ANIMAÇÃO

Dias 17, 18 e 19 de novembro às 19h30

Para todas as idades

Sinopse: a trajetória do poeta que estrangula a cobra, veste sua pele elástica e sai em busca da filha da Rainha Luzia. Porém, o herói terá que passar por provas e assim mergulha em um mundo maravilhoso encarnado na lendária cobra da Amazônia, até as Terras do Sem Fim.

O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir da obra literária escrita pelo poeta modernista Raul Bopp, o qual integrou o movimento antropofágico e dedicou o poema a Tarsila do Amaral há quase 100 anos.

A linguagem cênica é pautada nas artes visuais, a cenografia e os bonecos de manipulação dão o suporte da animação. Cobra Norato pertence aos mitos serpentários da floresta amazônica. A floresta é viva; no sentido mais ativo da palavra, sendo que a manifestação anímica de seres como o rio, os barrancos, árvores e uma infinidade de manifestações encontram destaque na trajetória do herói.

No elenco, Alessandro Brandão, Val de Castro e Clara de Clara com direção do corpo manipulador de Katiane Negrão, direção artística de Alessandro Brandão, assistente de cenografia Caró Brandão e trilha sonora de Nathanael Martins.

 

Serviço:

Projeto Giralua 20 anos Vigorosos, premiado no edital PROACLAB 47/2020 no eixo premiação teatro no estado de São Paulo

Quando: de 13 a 22 de novembro de 2021 pelo canal da Giralua no YouTube

Canais: site (https://giraluateatro.com/) YouTube (https://www.youtube.com/c/GiraluaTeatro)

Gratuito para todas as idades!

Sobre a Companhia Giralua

Giralua Teatro é um grupo de repertório com 21 anos de trajetória no teatro, com projetos culturais que aliam arte e arte-educação nas artes cênicas e nas artes visuais. Giralua Companhia de Artes passa a usar o nome Giralua Teatro a partir da pandemia pela necessidade de ter uma identidade mais curta em vista dos trabalhos online – https://giraluateatro.com/

O grupo conduzido pela direção artística de Alessandro Brandão e Direção da Produção de Valsineire Castro desenvolve pesquisa e projetos artísticos com o Teatro Adulto e Infantojuvenil, Teatro de Animação, Intervenções Cênicas e Literárias, Leitura Encenada, Contação de Histórias e oficinas arte- educativas

A companhia Giralua iniciou sua história no ano 2000 em Bauru/SP. A companhia teatral, em seus primórdios, teve a produção artística focada no público infanto-juvenil. A Giralua foi crescendo junto com as três crianças do casal de atores, Valsineire Castro e Alessandro Brandão, trilhando um caminho estudos sobre educação e arte para as crianças. Assim, nesta pesquisa de dentro para fora, o grupo seguiu fortalecendo sua história e aprendendo sobre a arte de atender estética e afetuosamente, com projetos artísticos e arte-educativos para a infância, passando, ao longo da trajetória a espetáculos e projetos culturais para todas as idades.

Foram 20 espetáculos teatrais produzidos e apresentados e doze montagens de contação de histórias, também projetos literários em intermídia com teatro e outras linguagens como a Intervenção Cabeças de Livro e o FELELI-Festival de Leitura e Literatura com 5 edições realizadas pela Giralua.

Atualmente, Giralua Teatro é um grupo consistente na carreira profissional com artistas e técnicos trabalhadores da arte, com integrantes da família e muitos artistas convidados que também se tornaram parceiros do grupo. Todas as 12 mesorregiões do estado de São Paulo foram percorridas pela companhia, com mais de 200 mil pessoas atingidas ao longo dos 20 anos. Nesta trajetória, cerca de 50 profissionais já trabalharam diretamente com a Giralua de 

Atualmente, Giralua Teatro é um grupo consistente na carreira profissional com artistas e técnicos trabalhadores da arte, com integrantes da família e muitos artistas convidados que também se tornaram parceiros do grupo. Todas as 12 mesorregiões do estado de São Paulo foram percorridas pela companhia, com mais de 200 mil pessoas atingidas ao longo dos 20 anos. Nesta trajetória, cerca de 50 profissionais já trabalharam diretamente com a Giralua de Artes e, a cada novo projeto, são convidados artistas parceiros para compor elenco, equipe técnica, comunicação e produção.

Os espetáculos da Giralua Teatro atualmente em circulação são: Cobra Norato – Teatro de Animação, Salve Terra, O Elogio da Loucura, Os Navegadores de Skidbladnir e a Intervenção Literária Cabeças de Livro. A sede está localizada na cidade de Bertioga no litoral paulista.

 

Deixe uma resposta