Imunização contra a Covid-19 segue nos postos de Saúde

0
60

Atendimento nesta semana será de terça a sexta-feira, das 8 às 15 horas

Os suzanenses maiores de 12 anos que ainda não se vacinaram contra a Covid-19 devem buscar atendimento junto ao posto de Saúde mais próximo para receber a primeira dose e completar o esquema vacinal conforme o aprazamento. O acolhimento ao público segue nas salas de vacinação de terça a sexta-feira, sempre das 8 às 15 horas. Até o momento, o município conta com 241.382 pessoas imunizadas com pelo menos a primeira dose, o que representa a estimativa de 98,6% do público apto a receber a vacina. Deste índice, 189.579 (78,5%) já completaram o esquema vacinal na cidade.

A vacina contra o novo coronavírus está disponível em todos os 24 postos de Saúde e é indicada para os cidadãos maiores de 12 anos. Para receber a primeira dose basta apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos jovens menores de idade, o atendimento exige ainda a apresentação de um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido que pode ser acessado em www.suzano.sp.gov.br. O documento é dispensável aos adolescentes que estiverem acompanhados pelo responsável legal.

Já a segunda dose é aplicada de acordo com o aprazamento estabelecido no cartão de vacinação. Para receber a segunda aplicação basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação. Vale reforçar que atualmente o intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Coronavac é de quatro semanas; da AstraZeneca/Oxford é de oito semanas e da Pfizer é de três 3 semanas para maiores de 18 anos, e de oito semanas para os jovens entre 17 e 12 anos.

Em relação à dose de reforço, basta o cidadão comparecer ao posto de saúde mais próximo e apresentar o cartão de vacinação e um documento original com foto. No caso das pessoas imunossuprimidas, ainda é preciso apresentar relatório médico ou receita de uso contínuo, assim como os profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo empregatício em equipamentos de saúde.

Balanço

Na última semana, entre os dias 8 e 12 de novembro, as unidades de Saúde chegaram a receber 8.778 suzanenses, sendo que 610 tomaram a dose pela primeira vez e 6.464 foram completar a imunização com a segunda dose. Além disso, outras 1.704 pessoas receberam a terceira aplicação de reforço, que atualmente é recomendada para pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde atuantes e idosos maiores de 60 anos que receberam a segunda dose há seis meses ou mais.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o público mesmo vacinado deve continuar com as medidas de prevenção e combate à pandemia. “Não podemos nos esquecer de tudo que enfrentamos até aqui, então os cuidados continuam. Pedimos para que todos sigam com o uso de máscara e álcool em gel, sempre que possível evitando aglomerações e optando por atividades em ambientes abertos e bem arejados. A frequente lavagem das mãos, com água e sabão, também é uma recomendação importante que merece sempre ser lembrada para a prevenção da Covid-19 e outras tantas doenças”, alertou. 

Crédito da foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Deixe uma resposta