Central de Triagem do Colorado inicia novo bazar de reciclagem

0
52
blank
Central de Triagem do Colorado inicia novo bazar de reciclagem

Projeto ‘Reciclando Ideias’ permite que as pessoas troquem recicláveis por outros itens, como produtos de limpeza e roupas

 

O segmento de coleta seletiva ganhou um novo reforço em Suzano no último sábado (20/11). Isso porque a Central de Triagem do Jardim Colorado inaugurou um novo bazar de reciclagem, chamado “Reciclando Ideias”. A instalação, anexa ao equipamento, permite que os cidadãos levem seus materiais recicláveis e troquem por pontos, em forma de moedas temáticas, que podem ser convertidas em uma série de produtos diversos, como roupas e brinquedos.

 

Ao contribuir com a iniciativa pela primeira vez, o participante ganha uma cartela de coleta, que recebe uma moeda temática a cada quilo de material reciclável seco e higienizado recolhido. Conforme a cartela é preenchida, mais produtos podem ser adquiridos. Para isso, são aceitos papelão, papel, caixas longa vida, garrafas PET, canos PVC, sacolas de supermercado, eletrodomésticos, cápsulas de café, pneus, vidro, lixo eletrônico, óleo de cozinha e de motor e sucata de ferro e de alumínio.

 

Os cidadãos podem levar os itens ao local de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30, na avenida Ana Santa Constantino, 2.015. A criação do bazar foi realizada com aporte da Suzano S.A., por meio da ONG Espaço Urbano. A unidade é administrada pela Cooperativa Unidos Venceremos (Univence) com apoio da Prefeitura de Suzano, que promove projetos de fomento à logística reversa na cidade.

 

A inauguração contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi; da diretora da Secretaria de Meio Ambiente Solange Wuo; do titular da pasta de Governo, Alex Santos; da presidente da Univence, Ingrid Brum; do coordenador dos Ecopontos da Marginal do Una e do Parque Maria Helena, Roberto Kajiwara; do coordenador dos Ecopontos do Jardim Dona Benta e da Cidade Boa Vista, José Soares de Sousa; da presidente da ONG Espaço Urbano, Aline Kiss; da diretora da organização, Roseli Barbosa; e da técnica em articulação e parcerias da Suzano S.A., Simone Takahashi.

 

“No início do mês, promovemos uma revitalização na central, também com o apoio da Espaço Urbano. A ação levou uma série de melhorias ao imóvel, de modo a fortalecer a captação e o tratamento de materiais recicláveis. A Suzano S.A. tem um trabalho constante voltado para o desenvolvimento sustentável e sempre buscamos fomentar novas ações que tenham um impacto positivo para o meio ambiente. Agradecemos à ONG pela colaboração”, disse Simone.

 

Os 13 cooperados da Univence, ao lado de suas famílias, estão à frente dos trabalhos de seleção e tratamento de materiais recicláveis na Central de Triagem, realizando a prensa e revenda dos objetos para empresas de logística reversa. O dinheiro adquirido é convertido em renda para os trabalhadores e em alimentos para doações a pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.

 

Na ocasião, Ashiuchi acompanhou o trabalho que os cooperados realizam com as caixas de longa vida, as transformando em novos produtos, como casinhas de cachorro, canetas, cadernos e telhas. Ele também agradeceu o apoio da Suzano S.A. e da ONG Espaço Urbano pela dedicação e empenho em estimular o setor e, acima de tudo, a preservação ambiental. “O bazar vem para somar aos vários projetos que estão em vigor na cidade e resultam diariamente na coleta de toneladas de inservíveis. É uma ação que, além de recompensar as pessoas pela coleta seletiva, também tem um forte cunho educacional, estimulando a população a aderir à prática com a consciência de que, assim, podemos construir um futuro mais próspero para todos”, concluiu.

 

 

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

 

 

Deixe uma resposta