Rede municipal de ensino promove ações de educação ambiental

0
45

Alunos de Suzano participam de diversas atividades lúdicas que estimulam a criação de novos hábitos sustentáveis

 

Para conscientizar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente, a Secretaria de Educação de Suzano conta com uma série de atividades de educação ambiental em andamento nas escolas da cidade. As medidas levam os participantes a refletirem sobre os impactos de nossas ações no planeta e a necessidade de que cada um cultive hábitos conscientes como, por exemplo, evitar o desperdício de água e dar o destino correto ao lixo.

 

Na última segunda-feira (22/11), os alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Mayer, do Jardim Maitê, puderam acompanhar uma atração teatral especial sobre as mudanças climáticas. De forma leve e divertida, a peça levou os pequenos em uma jornada para entender o que é o aquecimento global e os riscos que essas alterações na natureza trazem. A iniciativa faz parte do projeto “Diverte Teatro Viajante”, feito em parceria com a pasta municipal e com apoio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e do Ministério do Turismo.

 

Em paralelo, outras oito unidades de ensino estão envolvidas em uma nova atividade lúdica com turmas do quarto e do quinto anos. A ação é realizada pela Ecolab, Flamingo Comunicação e Horizonte Educação e Comunicação, com apoio da administração municipal. Com o nome de “Planeta Água”, o projeto propõe que as crianças pintem uma réplica em branco do globo terrestre e, por consequência, tenham maior compreensão da abrangência e da importância dos biomas e dos oceanos.

 

Cada instituição recebeu duas maquetes e materiais de pintura para fazer a intervenção artística. Com o apoio dos professores de Artes, a atividade multidisciplinar também estimulou os alunos a utilizarem outros elementos naturais para a confecção da obra, como terra, folhas, gravetos, entre outros. Os globos irão compor uma nova exposição gratuita no Suzano Shopping, de 30 de novembro a 14 de dezembro.

 

Os projetos de educação ambiental, porém, não se limitaram ao atendimento dos estudantes. No início do mês, os profissionais da rede municipal de ensino participaram do fechamento do curso Meu Ambiente, promovido pelo Instituto Ecofuturo. O encontro virtual reuniu educadores de diversos locais do Estado para pensarem em novas metodologias de ensino e abordagens socioambientais. Na ocasião, os participantes de São Paulo também puderam compartilhar ideias e experiências com cursistas da Bahia.

 

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, que também esteve presente no encontro, destacou a relevância desta e de outras ações, que são articuladas tanto pela pasta como de forma independente pelos educadores. Ele explicou que elas são sempre voltadas para ampliar a compreensão das crianças sobre a natureza e sensibilizá-las quanto à necessidade urgente de preservação ambiental.

 

“São momentos de aprendizado muito importantes, que aproximam os pequenos ao contato com o meio ambiente, criando uma relação de respeito e cuidado. Isso, inclusive, pode ser a fagulha para o início de grandes mudanças a longo prazo em nossa sociedade, visto que falamos da formação das futuras gerações. A educação tem um papel transformador e, por meio de trabalhos pedagógicos, podemos abrir caminho para a construção de uma sociedade mais sustentável que respeite e preserve o verde, a fauna e todos os nossos recursos naturais”, concluiu.

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

 

Deixe uma resposta