9ª Curso de Promotoras Legais chega ao fim após 33 aulas

0
137
  • blank
    Clique e leia a Edição 190/21 do Jornal Folha 12 - 10 de Dezembro de 2021

Último encontro virtual tratou do Estatuto da Criança e do Adolescente

O 9º Curso de Promotoras Legais Populares (PLP) chega ao fim nesta terça-feira (30/11), com a 33ª aula, que tem como tema o “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. O último encontro virtual tem à frente a advogada Rebeca Moura e pode ser acompanhado no canal “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Após um pouco mais de oito meses de aula, as mais de 300 alunas inscritas concluem suas atividades acompanhando um debate sobre a cronologia e evolução nos direitos das crianças, além do papel da sociedade nesse processo. Todas as explicações são feitas pela advogada Rebeca Moura, mestranda em Direito Internacional e membro das Comissões da Mulher Advogada e de Estudos em Direito da Família e Sucessões da OAB – Subseção de Santos (SP).

“Todos os adultos são responsáveis pela educação e cuidados de uma criança. A educação é o preparo para o exercício da cidadania e nesses 30 anos de ECA, vimos como a garantia dos direitos é essencial para evoluirmos enquanto sociedade”, destacou a advogada.

Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, encerrar o conteúdo com a aula da advogada Rebeca foi um momento especial para as alunas. “Durante esses 33 encontros, e quase um ano juntas, trouxemos para as mulheres temas de todos as esferas sociais e com profissionais de diversas formações. Elas finalizam hoje o curso, prontas para mudarem a comunidade e zelar por todos os que precisam”, destacou.

Segundo a coordenadora da iniciativa, Sandra Lopes Nogueira, a turma de 2021 se reinventou e mostrou muita dedicação para que, mesmo à distância, possam buscar esse engajamento com a sociedade. “Temos apenas gratidão a todas as alunas, que se dedicaram imensamente para esse projeto e hoje são representantes da comunidade. Gostaria de agradecer também a todos os professores, grandes amigos, que há mais de 20 anos estão ao meu lado para formação e compartilhamento do direito”, finalizou.

Retrospectiva

A turma 2021 das PLPs teve início no dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A aula foi liderada pela advogada Rosana Chiavassa, que debateu sobre o Feminismo no Brasil e no Mundo.

As participantes acompanharam, posteriormente, materiais sobre Constituição Federal e os direitos das mulheres, com a advogada Patrícia Braga; a Organização do Estado – Os Poderes Constituídos, com Juliane Gallo; A arte de falar em público, com Ronaldo Ribeiro; Direito da Mulher e da família, debatido por Graça Perera de Melo; Formas de Violência contra às Mulheres, por Juliana Negrão; Língua e Empoderamento, com a professora Claudia Vieira e a interprete Claudia Oliveira; Direito do Consumidor, com a diretora do Procon, Daniele Itice; Assédio no trabalho, com Jacira Melo; e Metanoia, com Janete Ferreira.

Também palestraram no curso os profissionais Kelly Campos, Adelaide Albergaria, Solange Wuo, Luciana Farias, Telma Alucino, Leonel Correia, Paulo Pavione, Silmara Marcelino, Maria Margarida Mesquita, Magna Barboza Damasceno, Sílvia Rangel, Rosemary Caxito, Jaqueline Lima, Flavio Urra, Débora Priscila Panhoto, Marinete Pereira de Souza Oliveira, Dulce Xavier, Lilian Pereira, Isabella Lozano, Ingrid Limeira, Luiz Eduardo da Silva, Livia Cattaruzzi, Graça Xavier, Maria Sylvia de Oliveira e Rebeca Moura.

Além das alunas de Suzano, o curso quebrou barreiras estaduais e chegou ao grupo de PLPs de Minas Gerais, por meio da iniciativa do integrante do Grupo “E Agora, José?”, Milton Marques, unindo-se à formação suzanense.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

 

Deixe uma resposta