Prefeito anuncia operação integrada de segurança no Jardim Casa Branca

0
92
  • blank
    Clique e leia a Edição 190/21 do Jornal Folha 12 - 10 de Dezembro de 2021

Novidade foi compartilhada durante reunião com o Conseg Centro e os moradores do bairro

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participou de uma reunião com moradores do Jardim Casa Branca e membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro na noite desta segunda-feira (29/11). Na oportunidade, foi anunciada uma nova operação integrada de segurança na comunidade, voltada para combater a criminalidade.

Na ocasião, o chefe do Executivo ouviu as demandas da população e destacou novas atividades que serão implementadas de forma imediata na comunidade. A Guarda Civil Municipal (GCM) já atuava em conjunto com polícias Civil e Militar, mas, agora, as ações serão coordenadas, o que representa mais comunicação e eficácia. Com a soma dos efetivos das corporações, a medida amplia a área de alcance dos patrulhamentos e mantém rondas preventivas por todo o bairro, de forma constante.

Ashiuchi destacou que o bairro já tem recebido uma série de operações conjuntas, bloqueios e rondas intensivas, que resultaram em várias prisões e apreensões de drogas e veículos roubados. Com a união dos esforços, este trabalho deverá ser fortalecido.

Atualmente, a Polícia Militar (PM) dispõe de uma viatura exclusiva para o Jardim Casa Branca, com agentes dedicados a atuar 24 horas por dia na região. Em paralelo à operação integrada, o comandante do 32º Batalhão, coronel Ângelo Augusto de Souza, ainda pontuou que está em diálogos com batalhões da zona leste de São Paulo e do Grande ABC para que haja integração entre o policiamento destas áreas com Suzano, visto que existe incidência de criminosos que transitam entre estes pontos.

“Para além do combate imediato à criminalidade, temos planos para fortalecer a segurança pública na região nos próximos meses. A nossa meta é instalar mais quatro câmeras de monitoramento do Sistema Detecta em locais de entrada e saída do bairro, para que possamos acompanhar a movimentação em pontos estratégicos, montando um cerco contra os criminosos. Os equipamentos irão compor o contingente de monitoramento da Central de Segurança Integrada (CSI), que mantém contato direto com os guardas e policiais nas ruas. Com isso, poderemos impedir a fuga dos criminosos e agir prontamente diante de qualquer ocorrência”, ressaltou o prefeito.

A aquisição dos equipamentos aguarda tramitação junto ao governo do Estado, com expectativa de instalação para o começo de 2022. Além disso, haverá revitalização da Base Operacional da GCM no Jardim Casa, que fica na estrada dos Fernandes, para potencializar a atuação e suporte dos agentes municipais às equipes em patrulha. O vereador Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde, também participou da discussão e anunciou apoio na manutenção do equipamento público, via emenda parlamentar.

Todo o encontro foi conduzido pelo presidente do Conseg Centro, Ednilson Macedo. Estiveram presentes na ocasião os secretários municipais de Governo, Alex Santos, de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, e de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, bem como o assessor estratégico da pasta, Jefferson Ferreira dos Santos. A GCM foi representada pelo subcomandante André Alves e o Conseg Boa Vista pelo presidente Roberto Kobayashi. Pela Polícia Civil, o delegado da Delegacia de Polícia (DP) Central, Alexandre Dias, também participou do diálogo. Já pela Polícia Militar, houve também a participação do coordenador de Operações, major Alexandre Zakir, e do comandante da 1ª Companhia, Tiago Pavanelli.

Crédito das fotos: Maurício Sordilli/Secop Suzano

Deixe uma resposta