Garantir o direito de ser novamente uma das sedes da maior competição nacional de futebol de base foi uma das ações da pasta em 2021

 

A Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano está encerrando 2021 com a realização de várias ações. A pasta participou ativamente de grandes eventos recebidos pela cidade, em especial partidas das competições oficiais de futebol e vôlei dos clubes do município e também a 7ª Olimpíada Regional das Apaes. Como último grande feito do ano, Suzano conquistou novamente o direito de ser uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior no mês de janeiro, com jogos a serem disputados no Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão.

 

A cidade foi escolhida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para abrigar o grupo 16 do maior torneio de categorias de base do mundo. Além do time-sede, o Usac, a chave contará com Fortaleza (CE), Ituano (SP) e Concórdia (SC), a partir da primeira semana do mês que vem. O estádio passou por várias reformas para receber a competição e melhor acomodar atletas, profissionais e torcedores, promovendo maior segurança e comodidade a todos.

 

Houve serviços nas instalações elétricas, com a troca de lâmpadas internas, dos refletores, dos vestiários e das cabines de imprensa, adaptadas para tornar o ambiente mais confortável aos profissionais. Também foi feita a repintura da fachada frontal do espaço e das duas arquibancadas laterais. Com estas melhorias estruturais e a implantação de um espaço de lazer, o estádio foi vistoriado pela Vigilância Sanitária do município em agosto deste ano e teve a aprovação para oficializar sua intenção de receber os jogos no início de 2022, fato confirmado pela FPF.

“No passado, nossa cidade recebeu alguns dos maiores clubes do futebol brasileiro, como Corinthians, São Paulo e, mais recentemente, Vasco da Gama e Chapecoense. Agora, a maior competição de futebol de base do mundo retorna à cidade, graças ao incentivo dado pela prefeitura ao esporte, o que motivou, por exemplo, a reforma e a vistoria do Suzanão para receber essas equipes na primeira fase da competição. Estamos muito ansiosos”, comentou o secretário Arnaldo Marin Júnior.

 

Outra grande contribuição da pasta foi debatida no mês de outubro. Em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a cidade iniciou a busca para viabilizar a implantação de uma nova pista de atletismo no Suzanão com demarcações oficiais e equipamentos para a prática de modalidades como salto em distância, arremesso de peso e outras incluídas no calendário olímpico. Quando o projeto for concretizado, será a primeira e única pista sintética de toda a região do Alto Tietê.

 

Usac e Suzano Vôlei

No nível de desempenho profissional, a pasta também acompanhou o renascimento dos principais esportes da história da cidade, com títulos marcantes no futebol e no vôlei. Nos gramados do Suzanão, o Usac foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista pela primeira vez em sua história após fazer a melhor campanha do torneio. A secretaria incentivou também o outro clube da cidade que disputou o torneio estadual, o Ecus, possibilitando a utilização do estádio para as suas partidas.

 

Já nas quadras da Arena Suzano, o voleibol, notório no município nos anos 1990, retornou com o Suzano Vôlei, que fez campanha de destaque no Campeonato Paulista e conquistou o título da Etapa São Paulo da Superliga C no mês de novembro, garantindo acesso para o segundo nível nacional da modalidade. Além do incentivo ao clube com o espaço municipal para suas partidas, a pasta de Esportes e Lazer destinou também o Complexo Poliesportivo Paulo Portela, casa do vôlei no passado, para os períodos de treinamento no começo do projeto, ainda em agosto, quando o ginásio localizado no Parque Max Feffer estava sendo utilizado para a campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19).

“Tratando do esporte de desempenho, tivemos um ano mais que sensacional. No futebol, a nossa cidade foi campeã da Segundona do Campeonato Paulista com o Usac, um feito inédito na história. Também tivemos o retorno do vôlei com uma equipe que já foi campeã e conquistou um acesso muito importante para a Superliga B. Mantemos o apoio a essas equipes e não poderíamos estar mais contentes com nossos atletas e com tudo que estão fazendo pela nossa cidade, pois esperamos um ano tão bom como este em 2022”, completou.

 

Além dos apoios específicos para cada equipe em suas respectivas modalidades, em todos os casos a pasta forneceu o apoio logístico obrigatório por lei com a segurança da Guarda Civil Municipal (GCM), ambulâncias para casos de emergências e funcionários para operar nos locais durante os dias de evento.

 

Olimpíada das Apaes

Outro ponto alto das ações da secretaria durante o ano de 2021, em especial no segundo semestre, foi a organização da 7ª Olimpíada Regional das Apaes, nos dias 17, 18 e 19 de novembro. A pasta, em conjunto com o Conselho Regional das Apaes e a filial de Suzano da ONG, conduziu as disputas para os integrantes de 17 associações do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. A secretaria disponibilizou todo o complexo esportivo do Parque Max Feffer, incluindo o Pavilhão Roxo, a Piscina Municipal e a Arena Suzano, que receberam parte das disputas e o alojamento para os mais de 300 participantes entre alunos e professores.

 

Considerando apenas os estudantes, foram 211 atletas competindo nos ambientes destinados às dez modalidades que integraram o quadro de jogos. A pasta direcionou um professor específico para arbitrar e coordenar cada um dos torneios ao lado dos profissionais das entidades. Um dos principais responsáveis por auxiliar no andamento das provas foi Célio Mediato, técnico esportivo na Secretaria de Esportes e Lazer que arbitrou os jogos de bocha adaptada e acompanhou todo o andamento durante os três dias de jogos.

 

Pensando na elaboração dos torneios e em toda a logística do evento, desde a cerimônia de abertura até os torneios realizados, a pasta mobilizou cerca de 160 apoiadores, entre funcionários e voluntários de todos os segmentos da cidade, como equipes de arbitragem e agentes de segurança e da saúde, sempre fornecendo o apoio necessário às equipes durante o dia, com as competições e dinâmicas socioculturais, e também à noite, com as refeições e o término das atividades na Arena Suzano.

 

Na ação mais recente, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer firmou um convênio neste mês com o Serviço Social da Indústria (Sesi) que vai garantir a oferta de 1,2 mil vagas em aulas gratuitas de vôlei para crianças e adolescentes em 2022. Assim como ocorre com as escolinhas das demais modalidades, cujo retorno presencial já está sendo preparado pela pasta, as atividades serão realizadas em núcleos descentralizados.

 

“Foi um ano muito positivo com as iniciativas e com todos os projetos. Retomando algumas ações práticas após o auge da pandemia, tivemos o reinício gradual de projetos esportivos de peso na cidade, além da reabertura do Parque Max Feffer e a inauguração do Mural dos Campeões na Câmara de Suzano, homenageando as nossas lendas do futebol em décadas passadas. A expectativa é ter um 2022 de ainda mais trabalho pela cidade”, concluiu.

 

 

Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Irineu Junior/Secop Suzano

  • Clique e Leia

Deixe uma resposta