Imunização contra a Covid-19 segue nos postos de saúde

0
58
Imunização contra a Covid-19 segue nos postos de saúde
  • blank
    Clique e leia a Edição 190/21 do Jornal Folha 12 - 10 de Dezembro de 2021

Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas

A campanha de imunização contra a Covid-19 em Suzano segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste início de ano. O atendimento nas 24 salas de vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Os postos dispõem de doses para a aplicação na primeira, segunda e terceira etapa, conforme a demanda do munícipe. Até o momento, em quase um ano de campanha, mais de meio milhão de aplicações já foram contabilizadas na cidade.

De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, atualmente o foco tem sido a oferta da terceira dose de reforço contra a Covid-19. A aplicação tem sido a mais procurada nas unidades de Saúde nas últimas semanas, visto que 100% do público apto estimado já tomou a primeira dose e, desses vacinados, 89,8% já apresenta esquema vacinal completo com dose única ou com a segunda dose. Quanto à terceira aplicação de reforço, 46.585 pessoas buscaram atendimento em Suzano.

“É muito importante que todos se priorizem e busquem a dose de reforço nas unidades de Saúde. A aplicação é voltada a todos aqueles que já completaram o esquema vacinal há quatro meses ou mais. No caso de quem recebeu o imunizante Janssen, em dose única, o prazo mínimo é de dois meses. Já para as pessoas imunossuprimidas, a aplicação é recomendada após 28 dias da segunda dose. O objetivo é reforçar a proteção e garantir mais saúde aos munícipes. Para receber a dose de reforço, basta apresentar um documento original com foto e o cartão de vacinação preenchido com as respectivas doses aplicadas”, explicou.

O secretário lembrou ainda da importância das recomendações de combate à Covid-19, tais como o uso de máscara, o distanciamento social e a frequente higienização das mãos. “Essas medidas são eficazes e recomendadas para se evitar a propagação da Covid-19 e também de outras infecções do sistema respiratório, como a Influenza. Vale destacar ainda que seguimos com atendimento aos pacientes que apresentam sintomas graves e moderados no nosso Pronto-Socorro Municipal. Nesse período de férias, contamos com a colaboração de todos para que tenham consciência e se protejam. Que 2022 venha com muita saúde e prosperidade, longe das situações críticas que vivenciamos nesta pandemia”, disse.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Deixe uma resposta