• blank
    Clique e leia a Edição 190/21 do Jornal Folha 12 - 10 de Dezembro de 2021

220 cães e gatos foram beneficiados com doações de ração e outros itens essenciais; iniciativa será realizada anualmente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Setor de Bem-Estar Animal, encerra a primeira edição da campanha natalina “Histórias de Esperança” com o apadrinhamento de 100% dos cães e gatos participantes. Durante a cerimônia de encerramento, realizada nesta quinta-feira (06/01) no Cineteatro Wilma Bentivegna, a pasta promoveu a entrega das doações às Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores envolvidos, e anunciou os novos projetos para 2022. 

A campanha teve início em novembro de 2021 com o objetivo de arrecadar doações aos 220 pets que estão em situação de vulnerabilidade e que apresentam dificuldades para serem adotados, por meio do apadrinhamento dos mesmos. Para tanto, a pasta disponibilizou diversos cartões que integraram a decoração das árvores de natal das empresas parceiras, no qual contava com o nome e a foto do animal, um breve resumo da sua história de vida e o que ele estava necessitando.

Ao todo, foram sete estabelecimentos participantes e mais de 150 munícipes envolvidos na ação solidária, que fomentou novos desdobramentos para a campanha, conforme explica o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang. “A adesão à iniciativa foi surpreendente, tanto por parte dos comerciantes de Suzano quanto dos nossos servidores e a população em geral. Para muitos, a adoção responsável dos pets era inviável, entretanto eles manifestaram o interesse em fazer o apadrinhamento contínuo, ou seja, manter doações periódicas ao longo do ano “.

Para os suzanenses que também desejam proporcionar este amparo financeiro e afetivo, basta acessar o site oficial do “Baby, me leva” (suzano.sp.gov.br/baby-me-leva) e conferir os cães e gatos disponíveis para adoção e apadrinhamento. Em seguida, entrar em contato com o Setor de Bem-Estar Animal pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 4745-2055 e registrar o vínculo solidário. São mais de 60 pets disponíveis com diferentes histórias, portes, pelagens e características.

O sucesso da campanha “Histórias de Esperança” também influenciou sobre seu período de atividade, que anteriormente foi idealizada como uma ação pontual, mas agora passa a integrar o calendário anual da pasta. “A promoção da dignidade e qualidade de vida aos animais é uma ação constante dentro do setor, e ao longo do ano vamos realizando diversas iniciativas para assegurar este direito. E esta campanha veio para ficar, pois realmente conseguimos proporcionar um final feliz para tantas histórias de maus tratos, abandono ou negligência”, disse. 

Com o fim da primeira edição da campanha, a pasta ficou responsável por reunir todas as arrecadações nos estabelecimentos e fazer a distribuição para as ONGs e protetores da cidade. Cada doação foi direcionada para os pets específicos e agora encontram-se disponíveis para o uso.

Campanha Solidariedade na Caixinha

Ainda durante a cerimônia no Cineteatro, André Chiang apresentou os resultados de mais uma iniciativa da pasta: a Campanha Solidariedade na Caixinha, na qual arrecadou 750 quilos de ração, por meio da doação de 20.162 embalagens longa vida e a contribuição de empresas privadas, como o Suzano Shopping. 

Com a participação da Câmara Técnica de Bem-Estar Animal do município, ficou acordado a divisão dos donativos para 60% das protetoras que participaram da arrecadação das embalagens tetra-park e os 40% restantes destinados às outras ativistas que estão em situação de vulnerabilidade econômica e possuem quantidade considerável de animais.

“Tiramos uma grande experiência das ações deste final de ano, no sentido de que um grupo move montanhas. E é assim que vamos seguir em diante, unidos em um único propósito: as vidas animais. Agradeço a todos que participaram conosco até aqui, e que em 2022 nossos vínculos estejam fortalecidos para novos desafios”, finalizou. 

 

Créddas fotos: Wanderley Costa/Secop Suzanoito 

Deixe uma resposta