• blank
    Clique e leia a Edição 190/21 do Jornal Folha 12 - 10 de Dezembro de 2021

Principais ocorrências atendidas pelos efetivos aconteceram entre segunda e quinta-feira

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma série de ações nesta semana na cidade de Suzano. Através de denúncias e patrulhas de rotina, membros de várias equipes da guarnição participaram de ações com rápidas respostas, recuperando pacotes de drogas, aparelhos eletrônicos furtados e veículos roubados em pontos centrais e afastados da cidade.

Na tarde da última quinta-feira (06/01), uma equipe da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) realizava uma ação preventiva na avenida Armando Salles de Oliveira, quando avistaram um veículo estacionado de forma suspeita. Ao consultar o emplacamento, os oficiais constataram que o carro havia sido produto de furto e clonagem, com a presença de documentos falsos no porta-luvas.

Após averiguação dos números de chassi e do motor, foi notificada a existência de outro veículo com os mesmos dados no estado de Pernambuco, tendo inclusive utilizado para a prática de estelionatos na região de Suzano. O carro e os documentos encontrados foram encaminhados à Delegacia Central de Polícia, onde seguem retidos para investigação.

O começo da semana também registrou três ocorrências na segunda-feira (03/01). Na parte da manhã, por volta das 10 horas, uma equipe do Canil da GCM estava em patrulha preventiva na malha central quando foi informada por uma empresa de rastreamento que um veículo modelo Chevrolet Onix de cor preta estava circulando irregularmente na região da Vila Amorim. A guarnição se deslocou até a rua Euclides Damiani, onde avistou o veículo abandonado próximo à esquina com a rua Tupinambá.

Ao realizar uma vistoria no veículo, a guarda constatou que ele estava sem chave, sem o pneu de estepe e com o vidro lateral do motorista quebrado. Ao entrar em contato com a Central de Comunicação, foi descoberto que o carro havia sido produto de furto no dia 2 de janeiro (domingo). Diante dos fatos, o carro foi guinchado até a delegacia central.

Mais tarde, às 17h30, membros da Romo faziam vistorias de rotina no bairro Jardim Alterópolis, quando receberam uma denúncia relacionada a venda de drogas na rua José Carlos Cardoso, na altura do número 174. O munícipe denunciante descreveu dois indivíduos, motivando a averiguação dos guardas.

Ao chegar no local, os suspeitos descritos iniciaram fuga a pé, sendo rapidamente contidos pelos oficiais. Feita a abordagem, foram encontradas duas sacolas pretas que, somadas, continham 17 papelotes de maconha, 69 invólucros de cocaína, 29 pinos de crack e 15 tubos de lança-perfume. Os entorpecentes e os infratores foram apresentados à delegacia e estão à disposição da Justiça.

Por fim, próximo às 22 horas, membros da Romu estavam em patrulhamento no bairro Jardim Europa quando foram acionados por uma munícipe na avenida Takashi Kobata. A cidadã relatou que seu celular havia sido roubado e que a mesma estava o rastreando em tempo real. De prontidão, a viatura seguiu rumo à localização indicada.

Ao chegar no local, os oficiais se depararam com o veículo utilizado para o roubo do celular, que já não estava mais no local. Ao consultar o emplacamento do carro foi registrado que o veículo também havia sido furtado, fazendo com que a dupla de oficiais solicitasse o apoio de uma segunda viatura para encontrar o objeto. Após um período de buscas na região, o aparelho foi encontrado atirado em um matagal nas proximidades, motivando a apreensão do veículo e a condução do telefone móvel à Delegacia Central, onde este foi devolvido a sua proprietária original.

Na visão da comandante da GCM, Rosemary Caxito, a atuação das equipes da guarda se mostrou primordial, especialmente com a série de ocorrências no último dia 3. “Esta segunda-feira foi o perfeito exemplo do porquê devemos ter equipes e oficiais a postos nos mais diversos pontos da cidade. Foram três ocorrências diferentes em pontos afastados, mas agimos rapidamente para assegurar o bem-estar dos nossos cidadãos”, completou.

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Deixe uma resposta