Gestores de toda a rede municipal de ensino discutiram estratégias pedagógicas para mais um ciclo de aulas

 

A Secretaria de Educação de Suzano deu início nesta quarta-feira (26/01) a uma formação para coordenadores e diretores da rede municipal de ensino com o objetivo de planejar a atuação docente neste novo ano letivo que se iniciará em fevereiro. A medida, que movimenta profissionais de todas as unidades de ensino e creches comunitárias da cidade, segue até a próxima segunda-feira (31/01).

 

O primeiro encontro reuniu cerca de 200 pessoas, divididas em horários alternados, no Complexo Educacional e Cultural Mirambava. Esta é a primeira fase de planejamentos do ano, voltada para orientar os servidores municipais sobre inovações, avanços e desafios do setor. Os participantes foram informados sobre uma série de aspectos que devem ser implementados em suas respectivas escolas, como normas administrativas, calendário letivo e os meios de fazerem o planejamento pedagógico junto aos professores e à comunidade escolar.

 

Outros tópicos de destaque foram as orientações didáticas e os protocolos de combate ao novo coronavírus (Covid-19), que devem ser mantidos e respeitados por todas as pessoas presentes nas unidades. Também houve esclarecimento de dúvidas sobre a vacinação das crianças e a apresentação da grade de eventos anual, que pode sofrer adaptações em razão da pandemia.

 

O titular da pasta, Leandro Bassini, explicou que a formação abrange o ano letivo em todas as suas facetas, em especial o trabalho cotidiano e o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE). “Aqui reforçamos junto aos gestores como desenvolver todo o currículo pedagógico, que é a base a ser seguida durante o período de aulas, e os mantemos atualizados sobre as novidades implementadas na rede municipal que podem impactar a atuação dos educadores, como, por exemplo, a aquisição recente de novos chromebooks para uso dos professores em sala de aula”, disse.

 

Com a conclusão desta formação, a pasta ainda prevê a realização de uma nova etapa entre os dias 2 e 4 de fevereiro (terça a quinta-feira), desta vez com a participação dos professores municipais. A ação, que deve envolver mais de 1,5 mil profissionais, marcará o início do ano letivo e será realizada tanto de forma geral e abrangente, no Mirambava, como nas escolas, onde haverá a discussão e aplicação do planejamento específico para cada instituição de ensino.

 

“Este é um procedimento comum em todos os inícios de ano, para orientar e ajudar os servidores, garantindo uniformidade e qualidade ao ensino da rede municipal. As formações continuadas e o apoio estratégico aos nossos profissionais têm sido uma marca da Educação suzanense nestes últimos anos, em especial na pandemia de Covid-19, para que possamos sempre buscar novas abordagens pedagógicas e oferecer o melhor aprendizado possível às crianças”, concluiu Bassini.

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

  • Clique e Leia

Deixe uma resposta