Ao todo, 1,5 mil computadores foram colocados à disposição para reforçar a aplicação e o acompanhamento de atividades pedagógicas

 

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanhou nesta sexta-feira (04/02) a entrega dos novos chromebooks para os professores da rede municipal de ensino. Ao todo, 1,5 mil dispositivos estão sendo distribuídos aos profissionais com o objetivo de fortalecer os trabalhos em sala de aula e dinamizar a rotina acadêmica. A medida acontece aliada ao retorno das aulas, programado para a próxima segunda-feira (07/02).

 

O evento ocorreu no Complexo Educacional e Cultural Mirambava. Desde quinta-feira (03/02), a Secretaria Municipal de Educação tem recepcionado os professores em grupos separados e horários diferentes, para evitar aglomerações. Cada servidor municipal assinou o termo de compromisso para uso do equipamento público e retirou um chromebook. A entrega foi aliada a explicações sobre os métodos de uso do dispositivo, que servirá para acompanhar as avaliações e novas atividades que serão propostas aos alunos. Os profissionais também passarão por cursos e formações para garantir o uso adequado das funcionalidades pedagógicas.

 

Após o acolhimento dos profissionais, que estavam em recesso escolar, eles receberam orientações sobre o novo ano letivo envolvendo o reencontro com os alunos, a importância da vacinação contra a Covid-19, os protocolos sanitários que devem ser mantidos, entre outros assuntos pertinentes. Aqueles que não conseguiram comparecer devem agendar a retirada na própria Secretaria de Educação, seja presencialmente, no Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado na avenida Paulo Portela, 210, no centro da cidade, ou pelo telefone (11) 4744-8900 .

 

A professora Lia Daniela Corrêa Damaceno foi uma das beneficiadas pela medida. Ela leciona na Escola Municipal (EM) Professora Ignez de Castro Almeida Mayer, na Cidade Boa Vista, e reforçou os impactos positivos que o novo recurso trará para as tarefas diárias. “O chromebook será uma ferramenta muito útil para nós, sobretudo no apoio às ações do dia a dia. Acredito que vai facilitar muito o trabalho com os alunos, pois é uma opção a mais na aplicação das aulas”, disse.

 

Quem também marcou presença na ocasião foi a professora Amanda Santos Sobral, que trabalha na EM Caic, no Jardim Monte Cristo. Ela pontuou que, para além de abrir a possibilidade de novas atividades pedagógicas, o recurso vai facilitar a gestão acadêmica. “Com o equipamento poderemos registrar o diário e computar chamadas de forma totalmente virtual, sem necessidade de gastar papel. É um recurso que também facilita nosso planejamento e abre a possibilidade de fazermos cursos online. Vai auxiliar muito”, explicou.

 

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, destacou que os itens abrem um novo leque de possibilidades para a Educação, principalmente para o uso de práticas inovadoras e lúdicas para reforçar o aprendizado dos alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em paralelo, ajudarão a centralizar toda a gestão das turmas em um único equipamento.

 

“Os chromebooks serão importantes ferramentas de apoio ao trabalho dos docentes. Junto aos recursos, os profissionais terão acesso ao Google For Education, a uma plataforma de jogos matemáticos (Matific) e a outras funcionalidades que serão implementadas ao longo das aulas, sempre visando diversificar as abordagens de ensino e estimular o interesse dos alunos. Além disso, nossos professores também poderão usar os aplicativos disponíveis e fazer cursos digitais por meio deles. Este é um ganho sobretudo para a valorização de nossos professores”, afirmou Bassini.

 

Na ocasião, Ashiuchi lembrou que os equipamentos entregues nesta semana fazem parte do primeiro lote recebido pela administração municipal. No total, foram adquiridos 3,5 mil chromebooks. Ele ainda pontuou que o investimento em inovação e tecnologia é constante no município. No ano passado, dezenas de computadores já haviam sido disponibilizados para os alunos da rede municipal, com oferta de cursos de robótica. Em paralelo, os professores foram beneficiados com 750 bolsas de pós-graduação e MBA, por meio de parceria com o Itaú Social e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

“Dando continuidade ao fortalecimento da Educação na cidade, agora beneficiamos os professores com as condições necessárias para aliarem a tecnologia ao ensino das crianças. O material ainda vai poder ser usado para que eles continuem estudando e se aprimorando. Temos muito respeito e admiração por nossos profissionais e tenho certeza de que os equipamentos ajudarão muito na rotina de aulas. Quando os educadores são valorizados, toda a sociedade sai ganhando. Suzano segue avançando, sempre trabalhando para oferecer o melhor serviço público possível à população”, concluiu o prefeito.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

  • Clique e Leia

Deixe uma resposta