Com ações estratégicas, as novas instalações do Centro Integrado de Atendimento à Saúde da Mulher e ampliação do horário de atendimento e funcionamento do mamógrafo, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos conseguiu zerar a fila de exames que era de cerca de 3 mil pedidos. Isso significa que os exames solicitados hoje já entram imediatamente no agendamento. A média de espera atual é de 20 dias para a realização da mamografia. As consultas com o médico mastologista também estão zeradas.
Diariamente, a Secretaria de Saúde consegue realizar 24 exames, totalizando 120 mamografias por semana. Além disso, a cidade conta ainda com vagas em centros de referência, por meio do governo do Estado via Central de Regulação. Neste mês, por exemplo, foram ofertadas mais 119 vagas para o município.
Este mês é o “Fevereiro Roxo”, mês de orientações e sensibilização ao câncer. As ações como estas são determinantes para detecção precoce do câncer de mama. Segundo o secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, os cuidados com a saúde da mulher têm sido prioridade na adoção de medidas e investimentos públicos. “Estamos passando por uma reorganização de todo o sistema e focando em ações preventivas como a realização de exame de rotina, em especial, do público feminino. Dessa forma, ao zerar a fila da demanda reprimida conseguimos dar uma resposta imediata aos encaminhamentos que chegam de nossa rede”, disse.