Município encerra a semana com 7,8 mil atendimentos; procura do público pela terceira dose do imunizante lidera

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) tem prosseguimento em Suzano. Nesta semana, o município registrou média diária de 1,5 mil atendimentos nas 24 salas de vacinação dos postos da rede de atenção básica. Entre segunda e sexta-feira (07 e 11/03), foram feitas 7.808 aplicações, sendo 58,6% delas referentes à terceira dose, de reforço. O acolhimento para os maiores de 12 anos ocorre das 8 às 15 horas. Já para as crianças é necessário agendamento prévio na plataforma virtual bit.ly/Agendamento_Suzano.

Do total de atendimentos, 4.578 contemplaram o público da terceira dose. O grupo é seguido pelas crianças que receberam a segunda aplicação, sendo que 1.777 concluíram o esquema vacinal nos últimos sete dias. Ainda nesta semana, 810 pessoas tomaram o imunizante pela primeira vez, sendo 626 de 5 a 11 anos de idade. Outros 643 adultos completaram a vacinação com a segunda dose.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a campanha de imunização contra a Covid-19 segue com boa adesão no município. “Os números mostram a preocupação do suzanense em buscar a vacina, completar o esquema e reforçar a imunização. Isso é muito interessante de se observar porque reforça o compromisso da população com a saúde pública. Agradeço o empenho de todos nessa missão, principalmente dos funcionários e colaboradores da rede”, destacou.

Segundo dados da plataforma “Vacina Já”, Suzano alcançou 100% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose. Em relação à segunda aplicação, 98% do público estimado concluiu o esquema vacinal. Já na dose de reforço, são contabilizados 123.020 contemplados (50,2%). Quanto à proteção dos pequenos, a cidade soma 22.619 vacinados com pelo menos a primeira dose, sendo 89,6% do público infantil de 5 a 11 anos, estimado em 25.230 crianças.

Atendimento

Para garantir a primeira dose, recomenda-se que o cidadão faça o pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br) e tenha em mãos RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço de Suzano durante o atendimento. No caso de crianças e adolescentes, solicita-se também o acompanhamento dos pais ou responsáveis legais. Na impossibilidade da presença, será obrigatória a apresentação do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento pode ser acessado e impresso pelo link bit.ly/CronogramaVacinaSuzano.

Já para receber a segunda e a terceira doses, basta o cidadão comparecer à unidade e apresentar o documento original com foto e o cartão adquirido na primeira etapa. Vale lembrar ainda que a terceira dose é recomendada para os adultos que já concluíram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses ou para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou imunossuprimidos.

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

  • Clique e Leia

Deixe uma resposta