Enfermeiros e técnicos de enfermagem de todos os 24 postos da cidade vão passar pela formação da Vigilância Epidemiológica

 

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta semana a capacitação de profissionais da pasta sobre os cuidados com a rede de frio, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. O evento ocorreu das 8h30 às 15 horas e contou com a participação de 41 enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os servidores dos 24 postos da cidade foram divididos em três grupos, sendo que os dois próximos receberão as instruções nos dias 20 e 27 de março.

 

A realização da capacitação coube à coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Regislaine Gonçalves, e à enfermeira responsável pelo programa de imunização no município, Bruna Tieme Haraki. Elas trataram a respeito dos cuidados e dos procedimentos a se tomar com medicamentos e doses de vacinas, desde o armazenamento até a aplicação ou indicação nas unidades de saúde. Alguns dos principais tópicos foram o manuseio e a temperatura ideal de conservação dos insumos, processos de deslocamento e manipulação geral de imunobiológicos.

 

Durante o encontro, realizado na última segunda-feira (14/03), as representantes da Vigilância Epidemiológica apresentaram exemplos de atuação ideal nas circunstâncias de atendimento aos munícipes e de cuidados com os produtos farmacêuticos dentro e fora da sala de imunização. Em seguida, abriram espaço para perguntas dos participantes e troca de experiências de funcionários recém-contratados que não faziam parte das equipes na última instrução, realizada em 2021. Além destes, alguns funcionários que acumulam mais vivência no setor também estiveram presentes.

 

Para Regislaine, o saldo da primeira reunião foi positivo, em especial para sanar dúvidas de novos integrantes da Secretaria de Saúde. “Essas formações acontecem com o objetivo prioritário de atender melhor a população, garantindo mais velocidade e conforto no momento da imunização. Temos alguns profissionais que não passaram por essa capacitação em 2021, por isso estamos reforçando essas instruções para termos mais pessoas preparadas no atendimento”, contou.

 

Segundo a coordenadora, a divisão dos profissionais em três turmas se deu para garantir um melhor acolhimento do público-alvo quanto às possíveis dúvidas. “Administraremos os seminários de forma igual para todos, tornando possível uma padronização do atendimento nos postos de saúde”, contou.

 

De acordo com o secretário Pedro Ishi, agregar conhecimento, trocar experiências e oferecer uma orientação técnica de qualidade são essenciais, principalmente no combate ao novo coronavírus (Covid-19). “Se hoje vivemos um momento de flexibilização, muito disso se deve aos profissionais que passaram pelas instruções anteriores e conduziram a vacinação desde seu início. Hoje estamos com 100% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose e cerca de 99% com a segunda, graças à consciência dos suzanenses e ao trabalho dos profissionais da Saúde, que vêm demonstrando seu esforço em prol das vidas na cidade”, comentou.

 

 

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

  • Clique e Leia

Deixe uma resposta