Município é o único do Alto Tietê presente entre os 20 primeiros do País, inclusive à frente de grandes cidades e capitais

 

Suzano é novamente destaque no levantamento nacional “Ranking do Saneamento”, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados. Neste ano, o estudo indica que o município apresenta o 14º melhor saneamento básico do País, considerando as cem maiores cidades brasileiras. De 0 a 10, a nota conferida ao serviço oferecido aos munícipes suzanenses é 8,71, conforme os parâmetros analisados.

 

De acordo com o levantamento, Suzano ainda possui o melhor saneamento do Alto Tietê e é o 7º melhor do Estado, ficando atrás apenas de Santos, São Paulo, Franca, Limeira, Piracicaba e São José do Rio Preto. O estudo é elaborado a partir dos dados da base 2020 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), considerando os índices de acesso à água e ao esgotamento sanitário (coleta e tratamento de esgoto), população total atendida com água tratada e com rede de esgoto, tratamento do esgoto, índice total de perda de água tratada, tarifa média praticada e investimentos.

 

A edição divulgada nesta terça-feira (22/03), Dia Mundial da Água, segue com a consultoria de entidades do setor, autoridades, empresas operadoras e Organizações Não Governamentais (ONGs) para aprimorar a metodologia aplicada. Ao todo, foram consultadas mais de 20 entidades incluindo membros de agências reguladoras nacionais, estaduais e regionais, concessionárias estaduais, autarquias municipais e especialistas em saneamento.

 

Segundo o prefeito Rodrigo Ashiuchi, Suzano continua empenhada em garantir o avanço no saneamento básico. Em dezembro passado, a municipalidade conseguiu a regularização das redes de abastecimento de água na região norte, especificamente no Jardim Gardênia Azul e no Jardim Panorama. A conquista junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem beneficiado 2,9 mil famílias que vivem nas proximidades da estrada Portão do Honda.

 

As negociações para a solicitação das ligações de água nos dois bairros começaram em 2020. A melhoria conta com um investimento de R$ 3,5 milhões e beneficiará cerca de 10 mil pessoas. “Nossa intenção é assegurar mais qualidade de vida às famílias. As obras na região norte traduzem o compromisso da gestão com a saúde e a dignidade dos suzanenses. Como o ranking do saneamento tem como base o ano de 2020, após a conclusão dos serviços na estrada Portão do Honda, acredito que Suzano terá mais um salto nos próximos levantamentos. Seguimos confiantes e trabalhando cada dia mais”, disse o prefeito.

 

 

Créditos das fotos: Paulo Pavione/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano

  • Clique e Leia

Deixe uma resposta