A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos irá finalizar as ações do Março Lilás com oferta de serviços neste sábado, 26, no Centro Integrado de Atenção à Saúde da Mulher. Serão ofertados 100 exames de ultrassons transvaginal e 24 de Papanicolau (com senhas distribuídas por ordem de chegada). Também haverá outros serviços disponíveis de maneira gratuita e palestras.Nos últimos 30 dias foram realizados 890 ultrassons transvaginal.

Durante todo o mês foram ofertados exames de Papanicolau em toda a rede básica com intensificação de exames preventivos das mulheres. Neste sábado, haverá uma ação em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com total de 250 vagas.

No Centro Integrado de Atenção à Saúde da Mulher, o objetivo é acelerar a fila de espera pelo exame do ultrassom transvaginal. As pacientes convocadas são aquelas que já estavam com o encaminhamento aguardando vaga. No mesmo dia, a equipe de fisioterapia irá oferecer o serviço de auriculoterapia (das 8 às 14 horas) e haverá ainda palestras com orientações sobre os cuidados com a saúde da mulher.

O secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, enfatiza a necessidade dos cuidados preventivos que são determinantes na detecção de doenças. “Quando a mulher consegue obter um diagnóstico precoce o tratamento tem uma resposta mais rápida e efetiva”, afirma.

Para a realização do exame de Papanicolau, a orientação para as mulheres é: não estar menstruada, não estar usando pomada ginecológica, não realizar duchas internas no dia da coleta e não ter relação sexual 48 horas antes da coleta.

  • Clique e Leia

Deixe uma resposta