O Outeiro de Santa Catarina, um dos pontos históricos mais significativos de Santos, foi restaurado e reabriu para visitação no último dia 11. Para marcar o renascimento deste que é o marco inicial do Município, além de homenagear o Mês da Mulher, a Prefeitura vai realizar um evento para toda a família, repleto de diversão, religiosidade, música e economia criativa, sábado (26), das 13h às 21h, inclusive com passeios gratuitos de bonde.

O ponto de partida do evento Outeiro Vivo será o Festival de Economia Criativa promovido pelo Villarejo Art, a partir das 13h. A feira contará com 50 expositoras autorais da região, que estarão vendendo artigos ecológicos, acessórios, moda sustentável, decoração, jardinagem, cosméticos naturais, entre outros. A programação também inclui exposições fotográficas de Santos e de obras de artistas plásticos e muralistas, live painting (pintura ao vivo) e cantinho de leitura.

Para matar a fome, haverá opções de gastronomia local, além de chopp artesanal, drinks autorais e café. A partir das 14h, tem bate papo sobre empreendedorismo feminino, com a participação da comunidade colaborativa Empreendedoras 55. Para as crianças, a partir das 15h, a atração é apresentação de circo com diversas atrações e a presença do pirata Jack Sparrow e a sereia Ester.

Uma missa festiva em homenagem à padroeira do Outeiro será realizada a partir das 17h.  A cerimônia será realizada com a imagem original de Santa Catarina de Alexandria.

Após este momento de religiosidade, começam as atrações musicais. Primeiro, tem apresentação da cantora Keity Carolin. Em seguida, entra em cena o Quarteto de Cordas Martins Fontes.

O Outeiro fica na Rua Visconde do Rio Branco, 48. O evento é realizado pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) e secretarias de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e de Cultura (Secult), com apoio do Villarejo Art e projeto Feito em Santos.

A revitalização do Outeiro foi entregue em janeiro. A obra teve como maior foco a acessibilidade, possível por meio da instalação de dois elevadores. As melhorias também contemplaram a recuperação de todas as fachadas e ornamentos, instalação de itens de segurança, entre outras.

Não é necessário agendar os passeios pelas áreas externas, mas para quem deseja organizar grupos de visita ou conhecer partes internas da construção, é preciso marcar com antecedência pelo e-mail sede@fundasantos.org.br. A visitação é realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

13h – abertura do Festival de Economia Criativa, promovida pelo Villarejo Art

14h – Bate Papo sobre Empreendedorismo Feminino com as integrantes do Empreendedoras 55

15h – Apresentação circense com diversas atrações infantis e participação do Pirata Jack Sparrow e Sereia Ester

17h – Missa Festiva

18h – apresentação musical de Keity Carolin

19h – Apresentação do Quarteto de Cordas Martins Fontes

  • Clique e Leia

Deixe uma resposta