Segunda fase da Operação Nácar foi deflagrada na manhã desta terça-feira (29), com o objetivo de aprofundar as investigações que apuram possíveis fraudes realizadas pela prefeitura.

O prefeito de Guarujá, no litoral de São Paulo, Válter Suman (PSDB), foi afastado do cargo após ser alvo da 2ª fase da Operação Nácar, realizada pela Polícia Federal, em ação integrada com a Controladoria-Geral da União (CGU) e com o Tribunal de Contas da União (TCU). A informação foi confirmada pelo vereador Raphael Vitiello (PSD), durante sessão realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira (29).

A 2ª fase da Operação Nácar tem como objetivo aprofundar as investigações que apuram possíveis fraudes em contratações nas áreas da Saúde e da Educação, realizadas pela Prefeitura de Guarujá. Ao todo, 55 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Suman é um dos alvos da ação.

“O investigado Válter Suman fica suspenso do exercício do cargo de prefeito do município de Guarujá, até ulterior deliberação”, leu o vereador Raphael Vitiello durante a sessão da Câmara realizada na tarde desta terça. De acordo com o político, essa informação foi destacada em um comunicado enviado ao Legislativo pelo desembargador Nino Toldo, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que seguirá todas as ordens judiciais protocoladas nesta terça-feira. Ante o afastamento liminar, a vice-prefeita, Adriana Machado, assume provisoriamente a função de prefeita em exercício.

De acordo com o apurado pelo g1, foram alvos da operação endereços residenciais do prefeito, além dos Paços Raphael Vitelo e Moacir Santos Filho e da Câmara Municipal de Guarujá. Segundo a Polícia Federal, a investigação tem como objetivo o combate a possíveis crimes de corrupção, desvios de recursos públicos e outros crimes correlatos envolvendo verbas federais.

Um dos endereços do prefeito Válter Suman fica em um condomínio localizado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, próximo à Praia de Pitangueiras, em Guarujá.

Com informações do G1

  • Clique e Leia

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta