A Petrobras anunciou investimento de R$ 260 milhões na modernização da Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos.

O investimento visa adaptar uma das Unidades de hidrotratamento de diesel da Revap (a U-272D, que atualmente produz S500) para a produção do diesel S-10. O projeto está em fase de detalhamento técnico e deve ser licitado em breve.

A Petrobras pretende dobrar o fornecimento do combustível, que é mais moderno e sustentável, dos atuais 44 mil barris/dia para 85 mil barris/dia.

Com menor teor de enxofre (máximo 10 ppm), o diesel S-10 atende a especificações do mercado local e internacional, além de requisitos ambientais – com impactos positivos na redução de emissões de material particulado e de óxidos de nitrogênio.

A conclusão das obras de adequação da unidade está prevista para o segundo semestre de 2025.

Com o projeto, a Revap passará a ter duas unidades de produção de diesel S-10, que abastece principalmente a região do Vale do Paraíba. Parte da produção é enviada à Replan, em Campinas, de onde é direcionada a outros polos do país.

Com capacidade instalada de processar 40.000 m³/d (252.000 barris/dia), equivalente a 14% da produção nacional de derivados de petróleo, a Revap é atualmente a terceira maior refinaria do país.

Deixe uma resposta