Faltam poucos dias para uma das retomadas mais esperadas da Cidade. O Santos Criativa Festival Geek será aberto nesta sexta-feira (11), trazendo mais de 100 atrações, em uma maratona cultural e tecnológica que só terá fim no dia 15 de novembro. Mais uma vez o Centro Histórico de Santos será tomado pelos amantes do universo geek, no maior evento de cultura pop gratuito do País.

E para iniciar os “trabalhos”, a partir das 18h de sexta-feira, as portas dos Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3) se abrem para receber o público, que já poderá curtir a feira de produtos geek e a praça de alimentação. Às 19h será realizada a cerimônia de abertura do evento e, às 19h30, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) sobe ao palco para o concerto ‘Clássicos Geek’.

Sob regência do maestro Luís Gustavo Petri, os músicos vão executar canções que vivem na memória afetiva de diversas gerações, como as trilhas sonoras dos filmes ‘Superman’, ‘Star Wars’, ‘Game of Thrones’, ‘Piratas do Caribe’, ‘ET’, ‘Indiana Jones’, entre outros.

Na sequência, às 20h45, a Turma do Casseta e Planeta será homenageada, com as participações dos humoristas Hélio de la Peña, Cláudio Manoel, Beto Silva e Marcelo Madureira. A atriz Maria Paula e a cineasta Júlia Besserman, filha do saudoso Bussunda, também vão participar do momento de celebração às suas trajetórias.

No sábado (12) ao longo do dia, todos ‘Cacetas’ vão participar de bate-papos com o público, contando histórias de bastidores e várias curiosidades sobre a convivência do grupo e seus trabalhos na TV, cinema, jornais e revistas.

Outras atrações nos Arcos do Valongo serão o concurso de cosplays, apresentação de K-Pop, bate-papo com dubladores e os shows musicais. No sábado, às 19h, haverá a apresentação do espetáculo ‘Ninjas da Vila da Folha’, inspirado no anime Naruto.

Já no domingo (13), o palco principal recebe a banda ‘Autoramas’; na segunda (14), o músico Amon Lima, e na terça (15), a banda mineira Pato Fu, com o espetáculo ‘Música de Brinquedo’.

Uma das novidades da quarta edição do Santos Criativa Festival Geek é a transformação do Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico) em sala de cinema. O sábado será dedicado a sessões dos filmes do ‘Caceta & Planeta’: às 14h será exibido o ‘A Taça do Mundo é Nossa’, e às 16h30, ‘Seus Problemas Acabaram’.

No domingo a programação prevê exibições de longas de terror do cineasta Rodrigo Aragão: às 11h30, ‘A Noite dos Chupacabras’; às 14h, ‘Mar Negro’; às 16h30, ‘O Cemitério das Almas Perdidas’. Sempre meia hora antes de cada sessão o diretor vai bater um papo com o público.

Na segunda e na terça-feira, o público poderá viver uma experiência cinematográfica diferente, com a exibição musicada do filme ‘Cruella’, com a presença da banda Mr. Legacy, tocando ao vivo a trilha sonora do longa-metragem vencedor do Oscar. Nos dois dias, as sessões serão realizadas às 14h e 16h.

Para acomodar a grande demanda de público do evento, que na última edição recebeu 75 mil pessoas, novos locais foram inseridos ao festival. A Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92) receberá as áreas de jogos analógicos, workshops, artists’ alley (beco dos artistas) e bate-papos com personalidades do universo geek.

Também na rua do Comércio, o espaço O Beco, na altura do número 145, será totalmente dedicado às crianças, com programação infantil que contará com contação de história, apresentações de marionetes, performances e outras atividades lúdicas.

Os amantes de jogos eletrônicos terão lugar garantido na nova arena de games, que será montada no Herval 33 (Rua Marquês de Herval, 33, Valongo), onde serão montadas as estações de jogos freeplay e também acontecerão os campeonatos de vídeo games.

No sábado as disputas serão do game ‘The King of Fighter XV’; domingo, ‘Street Fighter V’; segunda-feira, ‘FIFA 2023’; terça-feira, ‘MultiVersus’. As inscrições para os certames serão realizadas nos mesmos dias e local da competição, das 11h às 14h, com vagas limitadas.

No último dia do evento, na terça-feira, o evento terá mais uma novidade: o ‘Pedal Geek’. A partir das 10h, a galera vai se concentrar em frente à American Ciclo (Avenida Almirante Saldanha da Gama, 198, Ponta da Praia), com partida prevista, rumo ao Centro Histórico, às 11h.

Para participar, basta levar um brinquedo novo ou usado ou 1kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar Vó Benedita. E para a pedalada ficar ainda mais colorida, vale abusar das fantasias e acessórios do mundo geek.

O Santos Criativa Festival Geek é uma realização da Secretaria de Cultura (Secult). Acompanhe nas redes sociais, Facebook: @santoscriativafestivalgeek e Instagram: @festivalgeek.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta