Melhor do que o esperado. Assim podemos definir a segunda semana da tradicional 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba de Valinhos. Milhares de pessoas passaram pelo Parque Monsenhor Bruno Nardini para visitar uma vasta exposição de frutas, artesanato, além de saborear uma deliciosa gastronomia e curtir grandes shows como do DJ Alok, do cantor sertanejo Gustavo Mioto e da banda Turma do Pagode.

 

A festa, que começou no dia 13 e vai até o dia 29 de janeiro, ainda terá muitas atrações para o público. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Valinhos e tem a realização da Organização Estrela. A última semana do evento, terá os shows de Rick & Renner na sexta-feira (27), Ana Castela no sábado (28), e encerrando com chave de ouro, a cantora Bruna Viola, no domingo (29).

 

Nos demais palcos (Frutas e Tenda do Rock) estão programados muitos shows regionais. Haverá no Palco das Frutas, as apresentações de Cazuza Cover, U2 Cover, Tim Maia Cover, entre outras atrações. Já a Tenda do Rock promete muitas novidades com as melhores atrações da região.

 

ATIVIDADES

Todos os domingos está acontecendo leilão das mais belas frutas da 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba, das 13h às 17h, próximo ao Pavilhão de Exposição. Este ano a expectativa é que sejam vendidas 120 toneladas de frutas no pavilhão, entre atemoia, pitaya, figo da índia, seriguela, uva, além do figo e da goiaba branca e vermelha.

 

O presidente do Sindicato Rural, Pedro Sidnei Pellegrini, que também está à frente da Associação Agrícola de Valinhos, estima uma safra com 2,2 milhões de caixas de figo, cada uma com 1,6 quilo, e 3,6 milhões de caixas de goiaba, cada uma com 3,5 quilos cada.

 

O encerramento no último domingo (29), terá o Passeio Ciclístico, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer. A concentração será a partir das 8h30, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), onde os participantes deverão fazer as inscrições antes da saída. O passeio terá cerca de 1h30 de duração, com saída às 9h e chegada também no CACC.

 

AGROTURISMO

Todos os sábados e domingos dos finais de semana do evento (dias 28 e 29 de janeiro), das 9h às 16h, haverá os passeios de Agroturismo. O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes conhecerão lindas paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais. O valor do ingresso é de R$ 30,00 por pessoa.

 

PARQUE DE DIVERSÃO

Ao todo, o Parque de Diversão terá 20 tipos de brinquedos, permitindo que pessoas de várias idades possam aproveitar a 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba. Terá brinquedos para quem gosta de muita emoção até quem prefere somente curtir com os filhos – kamikaze; disko; magic dream; samba; brucomela; crazy dance; amor express; roda gigante; autopista; barco viking; trenzinho; cama elástica; fusca; truck; carrossel; helicóptero; aviões; carrossel disney; dumbo; e tobogã inflável.

 

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO

A praça de alimentação terá opções para todos os gostos, do italiano aos lanches, incluindo muita guloseima. Terá ainda Barraca Italiana; o Festival do Torresmo; o Food Trucks (com lanches diversos); e comida nordestina.

 

Terá ainda pastel; Pizza Cone; Crepe Francês e Suíço; milho; porções; e espetinho. Para quem gosta terá ainda churros; sorvete; doces; vinho; chopp, refrigerantes; e água de coco. Além da Tenda da Asserutil, com seus tradicionais lanches de calabresa, hambúrguer, pernil e mortadela, incluindo a parte de bebida (água com e sem gás, cervejas e refrigerantes).

 

TOMBO DA POLENTA E A PISA DE UVAS

Mantendo a tradição italiana presente da festividade, o Tombo da Polenta e a Pisa da Uva acontecerão sempre aos domingos, a partir das 12h, começando pelo Tombo da Polenta, que simboliza a união familiar. Idealizada, preparada e organizada pela Associação Italiana de Valinhos, em conjunto com a Comissão Organizadora e a Paróquia São Cristóvão, a ideia do Tombo da Polenta e da Pisa da Uva surgiu em 2014.

 

HISTÓRIA

Oficialmente, a festa marcou o calendário em 1949, mas surgiu em 1940, quando da construção da Matriz de São Sebastião, padroeiro da cidade, e como forma de divulgação do figo roxo, que se perdia pelo transporte precário, sendo o principal produto da cidade.

 

A 1ª edição foi feita ao lado da igreja velha, na Praça São Sebastião. Os produtores doaram as frutas, que eram vendidas, mas também doaram galinhas, porcos, gado, bolos, tudo para leilão, com a forte voz de Geraldo Pupo. A comunidade construiu barracas de bambus e enfeitou com bandeirolas.

 

INGRESSOS

Estão disponíveis para o público três tipos de ingressos: Pista, Área Vip Premium e Camarote. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Tycket https://tycket.com.br/lista.php?busca=S&txt_busca=Festa+do+figo, ou na bilheteria do local. O evento terá entrada franca, todos os dias, até às 16h. Após esse horário, haverá cobrança de ingresso para o dia 28 de janeiro. Para os setores Área Vip Premium e Camarote, terão vendas de ingressos todos os dias. Às sextas-feiras os portões abrem às 17h e aos sábados e domingos às 10h.

 

SHOWS

27/01 – Rick & Renner (entrada franca)

28/01 – Ana Castela

29/01 – Bruna Viola (entrada franca)

 

72ª FESTA DO FIGO E 27ª EXPOGOIABA
Data: 13 a 29 de janeiro

Local: Parque Monsenhor Bruno Nardini – Rua Dom João VI, 82 – Jardim Planalto – Valinhos/SP.

Mais informações: (19) 9 8446 4727 / https://tycket.com.br/lista.php?busca=S&txt_busca=Festa+do+figo

Deixe uma resposta