Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Uma foto publicada pelo jornal Folha de São Paulo criada pela jornalista Gabriela Biló causou polêmica nas redes sociais e chegou a gerar nota de repúdio do Palácio do Planalto.

A fotógrafa Gabriela Biló sobrepôs uma fotografia do presidente Luis Inácio Lula da Silva arrumando sua gravata com uma vidraça quebrada no Palácio do Planalto. A sobreposição causa a impressão de que o mandatário teria tomado um tiro na direção do peito.

Confira a imagem:

A imagem foi publicada no dia 18 de janeiro, 10 dias depois da invasão à Praça dos Três Poderes. Além de ter ido pras redes sociais, o duplo clique também parou na capa da Folha de São Paulo, onde Gabriela Biló trabalha.

No veículo, a imagem foi associada à manchete “No foco de Lula, presença militar no Planalto é recorde”.

Montagem é fotojornalismo?
A foto utiliza a múltipla exposição, uma das primeiras formas de montagem no mundo da fotografia. Antigamente, em tempos analógicos, fazia-se dois cliques no mesmo filme, gerando uma sobreposição de imagens. Nas câmeras digitais de hoje em dia, isso é mais fácil.

Na semana passada, Biló havia feito uma foto de Marina Silva utilizando a mesma técnica:

Deixe uma resposta