A Coordenadoria de Turismo de Mogi das Cruzes elaborou um roteiro especialmente para o verão 2023, com passeios ao ar livre pelos parques da cidade, Festival Mogi Geek, práticas esportivas de pesca e caiaque, além da variedade de riquezas naturais que o município proporciona com o turismo rural. As atividades acontecem a partir desta sexta-feira (20/01) e o mapa de atrativos turísticos da cidade pode ser consultado para conhecer as opções disponíveis.

Mogi das Cruzes é conhecida pela paixão pelo esporte, festas e tradições religiosas, com vasta beleza e biodiversidade. O mapa, disponível para consulta pelo site da Prefeitura, organiza os principais atrativos turísticos e serviços úteis do município. É possível aos turistas encontrar locais como bares, restaurantes, meios de hospedagem, hospitais, parques, além dos pontos turísticos da cidade.

Para o coordenador de Turismo, Luis Felipe Uchôa, neste período do ano as ruas de Mogi das Cruzes ganham mais movimento, já que os dias ficam mais longos. “Com a chegada do verão e aproveitando o período de férias escolares, o município oferece uma série de opções de lazer ao ar livre, em ambientes repletos de área verde e atividades para toda a família. A cidade passa a ser um destino turístico bastante próximo para a capital paulista, região do ABC e do próprio Alto Tietê”, conclui Uchôa.

Mogi Geek Festival

A partir desta sexta-feira (20), terá início o Mogi Geek Festival, um grande evento que visa enaltecer e celebrar a cultura nerd/geek, oferecido pelo Circuito Tomodachi – Cosplay/Gamers/K-pop, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do Fundo Social. Serão três dias repletos de atrações, com entrada gratuita e quem conferir o evento pode contribuir com uma causa social, doando um quilo de alimento não perecível para o Fundo Social da cidade. A ação será realizada no Parque Centenário da Imigração Japonesa, das 11h às 18h, e segue até o domingo (22). Mais informações pelo link.

Turismo rural

O município de Mogi das Cruzes faz parte do cinturão verde do estado de São Paulo pela grande produção de hortifrutis – frutas, legumes e verduras. Com muitas opções de visitação em meio à mata nativa, com trilhas, rios e muita biodiversidade, os interessados podem se aventurar em passeios de caiaque, conhecer uma fazendinha ou se divertirem em pula-pulas próximo à natureza.

Para os amantes de esportes aquáticos, há passeios de caiaque, com partida do Recanto das Palmeiras, em Biritiba Ussu, neste sábado (21/01). A experiência conta com um instrutor para prática esportiva, além da oportunidade de conhecer uma plantação de pitaia, um sistema de recirculação de peixes e de hidroponia. A ação também ofertará aos interessados uma trilha leve em meio à natureza. O Recanto das Palmeiras está localizado na Estrada do Pigatto, 3.200, em Biritiba Ussu. Mais informações no site da RA Canoagem ou pelo e-mail: [email protected] .

Uma opção de lazer aos visitantes da cidade é a Prainha Rural, que conta com animais de fazenda, campo de girassóis, catavento e lagos, no distrito de Sabaúna. O local possui uma estrutura para comercialização de artesanatos e alimentos feitos em fogão à lenha, com entrada gratuita. A Prainha funciona todos os dias das 11h às 17h, na estrada Fazenda do Banco, 1081 (Mogi/Guararema), em Luiz Carlos. Mais informações pelo telefone (11) 94211-6389.

Para quem quer prefere mais agitação, na Vila Moraes há um parque de pula-pulas, repleto de camas elásticas, infláveis, espumas, entre os mais diversos brinquedos, voltado para o entretenimento de todas as idades. O Aventura Trampolim Park oferece estacionamento gratuito, tem lanchonete e fica na rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, 434, na Vila Moraes. Outras informações pelo (11) 4726-7451.

Pesca esportiva e recreativa

Conhecida por suas riquezas naturais que atraem muitos visitantes, Mogi das Cruzes tem diversas opções de pescaria esportiva e recreativa em toda sua extensão territorial. 

Um dos locais é o Pesqueiro São Luiz, que tem quatro lagos para prática esportiva aos amantes da pescaria e funciona todos os dias, das 7h30 às 17h (exceto às quartas-feiras). O pesqueiro está localizado na estrada do Chá (8,04 km), no bairro Cocuera. Mais informações pelo telefone (11) 4792-2235. 

Já o Restaurante e Pesqueiro Don Marujo possui três lagos destinados à pesca recreativa ou esportiva, no bairro Rio Acima. Com opções para toda a família, os visitantes podem aproveitar o restaurante e o espaço kids. O pesqueiro fica na avenida Presidente Castelo Branco, 6060, em Cezar de Souza – dúvidas podem ser esclarecidas pelo (11) 975503669.

Os amantes da pescaria também podem se aventurar pelo Pesqueiro Rancho do Gaúcho, com três tanques destinados à prática recreativa ou esportiva. Os visitantes também podem se aventurar em um passeio a cavalo ou apreciar a natureza em trilhas. O pesqueiro funciona de terça-feira a domingo, sempre das 8h às 17h, na estrada da Capelinha, 2860, no Parque Residencial do Itapeti. Outras informações no (11) 97514-0495.

Circo chega ao Mercado do Produtor em 27 de janeiro

O Circo Moscou Internacional chega a Mogi das Cruzes, a partir de 27 de janeiro, com atrações como malabarismo, globo da morte, águas dançantes, além da estreia do motocross freestyle com muitas acrobacias e saltos. As sessões serão realizadas às sextas-feiras, às 20h30, e aos sábados e domingos, com início às 16h, 18h e 20h30, com apoio da Coordenadoria de Turismo. O Circo estará posicionado no Mercado do Produtor Minor Harada (Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550 – Mogilar).

Parques de Mogi das Cruzes

Inaugurado em 2008, o Parque Centenário da Imigração Japonesa é um dos maiores atrativos turísticos da cidade, nomeado em homenagem à grande população japonesa residente no município. A unidade de lazer proporciona entretenimento, diversão, além de possibilitar a prática esportiva para todos os visitantes. O equipamento está localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, s/nº, em Cezar de Souza.

O Parque da Cidade também reúne estruturas voltadas para a prática de esportes, atividades culturais e de lazer. O espaço conta com dois campos de futebol society, pista de caminhada, duas quadras de tênis, quadra poliesportiva, duas quadras de vôlei de areia, três quadras de basquete e pavilhão esportivo para atividades como tênis de mesa, xadrez e judô. A entrada do parque é pela avenida Jardelina de Almeida Lopes, em frente a praça Deputado Paulo Kobayashi (Praça do Oito), no Parque Santana.

Mogi das Cruzes conta ainda com o Parque Leon Feffer, na avenida Valentina Mello Freire Borenstein, s/nº, no distrito de Braz Cubas.

Deixe uma resposta