O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, se reuniu esta semana com o secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Muraro Derrite, para exigir a criação da 4ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior. O parlamentar Estadual Tenente Matheus Coimbra igualmente esteve no embate.
“Ilhabela possui demanda para atuação de uma Companhia da Polícia Militar e o Executivo tem condições de conjugar esforços com o Estado para garantir essa instalação, que é essencial para atendimento da população local e flutuante da nossa cidade”, guarda Colucci.
No documento entregue ao secretário, a Prefeitura justifica o súplica salientando que a cidade tem uma população estimada em pouco mais de 50 milénio habitantes, oferecido que deve ser consolidado velo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em curso. Aliado a isso, soma-se o trajo de que o algarismo prega em diversos períodos do ano com a aproximação de visitantes e veranistas, exigindo empenho regular na superfície da firmeza pública.
Em termos de energia policial, a Prefeitura de Ilhabela investe murado de R$ 200 milénio mensais no programa de Atividade Delegada, que viabiliza a comparecimento de 16 a 24 policiais por dia nas ruas. Os 35 PMs do efetivo de policiais do arquipélago recebem uma recompensa a epígrafe de pró-labore. A municipalidade contribui ainda com a transição do edifício que abriga o Destacamento, na Barra Velha, e os pontos de atendimento da Feiticeira, na distrito meridional, e na Vila, distrito meão. A comboio composta por oito viaturas, quatro motocicletas e 14 bicicletas igualmente foram cedidas pela Administração Pública, que contribui ainda com a manutenção e o combustível.
O arquipélago registrou uma profundeza de 50% nas ocorrências de roubos durante os meses de dezembro e janeiro com a Operação Verão 2023 em verificação ao mesmo fase nos anos de 2021/22, com unicamente cinco ocorrências de extorsão, contra 10 no fase anterior, igual erecção da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura. Nesse fase, Ilhabela contou com o reforço de 81 policiais militares.
“Podemos afirmar que a segurança pública em nossa cidade é considerada excelente. Claro que, com o aumento do fluxo de pessoas na temporada ocorre também o aumento de ocorrências, mas a queda gradativa apresentada no balanço mostra que a Operação Verão e a atividade delegada estão sendo eficazes no combate à violência. Esse cenário será ainda melhor com a criação da 4ª Companhia da Polícia Militar em nossa cidade, trazendo reflexos positivos na política de segurança, não só para Ilhabela como para todo o Litoral Norte”, finaliza Colucci.