Números do mês passado divulgados pelo Caged mostram a criação 612 vagas, com destaque para o setor de Serviços, com 412 postos de trabalho
Suzano liderou a geração de empregos com carteira assinada durante o mês de março no Alto Tietê, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Os números divulgados nesta quinta-feira (27/04) mostram que foram criados 612 postos.
Entre os segmentos econômicos analisados, o setor de Serviços é o que apresenta o maior volume de vagas formais geradas, com 412 no total, o que representa 67,3%, seguido do Comércio, com 99 (16,1%); Construção, com 85 (13,8%); Indústria, com 14 (2,28%); e Agropecuária, com duas (0,32%).
Com os números de março em alta, a cidade fecha o primeiro trimestre de forma positiva, estabelecendo a criação de 702 postos de trabalho nestes três primeiros meses. Para o início do segundo trimestre, a expectativa é que estes números se mantenham em alta, como explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca. “Nossa função dentro da secretaria, em conjunto com todas as demais pastas da Prefeitura de Suzano, é fomentar a geração de emprego e criar condições para que as empresas venham para cá e que a mão de obra também se estabeleça em nossa cidade”, apontou o secretário.
A opinião de Loducca é compartilhada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, que ainda afirmou que administração municipal sempre está em busca dos melhores caminhos para contribuir com a geração do emprego formal. “A gente sabe a felicidade que um pai e uma mãe têm quando conseguem um emprego e podem levar o sustento para casa. A realização deles é a nossa também, por isso sempre divulgamos as vagas do projeto Suzano Mais Emprego e os cursos profissionalizantes do Saspe (Serviço de Ação Social e Projetos Especiais), ao passo que também dialogamos com outras instituições para que invistam e criem cursos de especialização em nossa cidade”, detalhou o chefe do Poder Executivo.
Fomento
As iniciativas citadas pelo prefeito objetivam trazer um efeito imediato para a população. Em relação ao projeto Suzano Mais Emprego, os interessados podem consultar as vagas por meio do link bit.ly/suzano-emprego e enviar os currículos pelo e-mail [email protected] em arquivos Word ou PDF, ou entregá-los presencialmente no Centro Unificado de Serviço (Centrus), das 8 às 17 horas, em dias úteis. Uma das unidades está localizada no centro da cidade (avenida Paulo Portela, 210) e a da região norte fica no interior do Supermercado Nagumo do Jardim Dona Benta (avenida Francisco Marengo, 2.301).
Sobre o Saspe, o órgão municipal promove diversos cursos, desde aqueles que são realizados em parceria com instituições de renome, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que têm uma duração maior, até aquelas capacitações que são mais curtas, mas que podem fazer a diferença na hora de se disputar uma vaga no mercado de trabalho. O Saspe está localizado na rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano