Secretário André Chiang e diretora Solange Wuo apresentaram projeto que busca combater o descarte irregular no município durante evento realizado no Saspe
A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano promoveu uma audiência pública no auditório do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) na última terça-feira (16/05) para apresentar o projeto da minuta de lei para a criação do Plano de Gestão dos Resíduos da Construção Civil e Volumosos para a cidade.
O evento mobilizou representantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (Aeaas), da Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), do Instituto Agroterra na Comunidade, da Central Pró-Moradia Suzanense (Cemos), do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, do Centro Universitário Piaget (Unipiaget) e de servidores das Secretarias de Manutenção e Serviços Urbanos e da Educação.
Depois da abertura oficial realizada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental da pasta, Solange Wuo, que presidiu a mesa coordenadora do evento, detalhou as características do plano e de que maneira sua execução contribuirá com a sociedade. Ela abriu aos participantes a oportunidade de expressar suas impressões e sugestões ao final da exposição, quando foram feitas propostas relativas à possibilidade de construções com viés sustentável, utilizando resíduos reciclados em obras com certificado ambiental e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) verde. Ainda foi lembrado que outros apontamentos e questionamentos poderão ser enviados até 1º de junho pelo e-mail smma.re[email protected].
O projeto estabelece, por meio da criação do plano, a descrição das ações que organizam a destinação dos resíduos da construção civil, deixando expresso as responsabilidades da administração municipal; da concessionária responsável pelos serviços de limpeza na cidade, a Renova Suzano Ambiental; e dos moradores, sejam pequenos ou grandes geradores de resíduos, com a possibilidade de penalização em caso de degradação ambiental em áreas de preservação.
Regras e benefícios
A diretora Solange Wuo afirmou que o plano tem regras claras e perpetua o Programa Caçamba Verde, que permite uma fiscalização eficiente e reforça o dever das grandes empresas em apresentar o plano de gestão dos resíduos gerados, bem como a informação dos pequenos geradores quanto ao descarte regular. Para um município com 70% de área ambientalmente protegida, “esse plano é fundamental”, disse ela.
Neste contexto, a diretora lembrou da importância do programa de educação ambiental, com apoio da concessionária Renova para sua implantação, e enalteceu o serviço prestado pela municipalidade com o Cata-Treco e os ecopontos, ressaltando, ainda, que essas iniciativas reforçam o combate ao descarte irregular. “O plano está em consonância com o contrato da concessionária, que propõe o progressivo aumento dos ecopontos durante o período da concessão, inclusive na região de Palmeiras”, detalhou Solange.
Chiang, por sua vez, elencou os benefícios que serão proporcionados pelo projeto. “Teremos um instrumento muito importante para garantirmos um controle ainda melhor sobre os resíduos da construção civil. Nosso objetivo é proteger a saúde pública e a qualidade ambiental, reduzir o volume de resíduos, orientar e regulamentar a conduta dos geradores e dos transportadores, coibir o descarte irregular e incentivar à reutilização, reciclagem e o beneficiamento destes materiais”, destacou o secretário.
A população pode ter acesso ao projeto que foi apresentado por meio do link www.suzano.sp.gov.br/web/meio-ambiente/planos-projetos-e-programas/. Por esse endereço também será possível conferir os documentos, a apresentação e a ata da audiência pública.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano