“Fiquei impressionada.” Foi com muita surpresa e alegria que Adriana da Silva Santos, de 29 anos, deu à luz Manuela, na Maternidade Municipal de Peruíbe, gerenciada pelo Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, em parceria com a Prefeitura da cidade.

Após 41 semanas de gestação, Manu chegou ao mundo no dia 23 de abril – por meio de uma cesárea – com 4,935 kg e 53 centímetros. As medidas são acima da média, que costuma ser entre 2,8 kg e 3,9 kg e 50 centímetros.

A mãe explica que fez todo o acompanhamento e exames ao longo do pré-natal, mas o tamanho da bebê foi inesperado.

“Fiquei impressionada, a minha primeira bebê não nasceu tão grande; Manu já é praticamente criada. Muito grande e gordinha, está cada dia mais esperta”, ressalta.

A menina impressionou inclusive a equipe de profissionais que participou do parto. “Todo mundo ficou de boca aberta quando a Manu nasceu; ela chamou a atenção de todos, brincamos com os pais para prepararem roupas de 3 meses”, lembra a enfermeira obstetra Rossandra Cavalcante dos Santos.

Conforme Rossandra, macrossomia é o termo utilizado para descrever bebês que nascem com mais de 4 kg. A enfermeira pontua ainda que existem diferentes fatores que podem impactar no tamanho da criança, como a genética.

“Muitas vezes, determinados problemas na saúde da mãe como: obesidade materna, diabetes gestacional e ganho de peso excessivo durante a gestação também fazem com que o feto seja grande para a idade gestacional”, explica.

De acordo com Adriana, esse não é o caso, pois ela não teve complicações ou restrições durante a gravidez. Manu nasceu saudável e ambas tiveram alta no dia 26 de abril.

Deixe uma resposta