O cineasta Fernando Sousa, da Quiprocó Filmes, receberá o título de Cidadão Barrense da Câmara de Vereadores de Barra do Piraí, no próximo dia 11 de maio, às 18h, pela realização do filme “Entroncamentos”. O longa-metragem é o primeiro da produtora e fala sobre a ascensão e declínio do transporte ferroviário no maior entroncamento da América Latina, no Vale do Paraíba fluminense. A cerimônia de concessão do título acontecerá no Royal Sport Club e, assim como uma moção de aplausos recentemente recebida pelo homenageado, a iniciativa é da vereadora Kátia Miki.
O filme, que contou com financiamento coletivo para a sua realização, traz a cidade de Barra do Piraí e sua história em torno das ferrovias como um dos principais destaques e, em breve, estará em cartaz em cinemas da região.
“Entroncamentos” teve estreia internacional no Festival de Buenos Aires, e foi exibido no Sydney Australian Film Festival (SAFF); no 46º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciências Sociais, a ANPOCS; no IX Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa (Lisboa), onde recebeu o prêmio de melhor roteiro na categoria de documentário longa-metragem; e mais recentemente foi exibido no Festival Visões Periféricas e no Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina.
“Trata-se de um momento de grande emoção. A homenagem ficará marcada para sempre em minha trajetória. Espero que o nosso trabalho continue contribuindo com o debate público na cidade de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba e contribua com o desenvolvimento da região”, afirma Fernando.
O trailer de “Entroncamentos” está disponível neste link no You Tube. O filme traz uma narrativa construída a partir de depoimentos de pessoas que conviveram ou trabalharam nas estações ferroviárias do Vale do Paraíba, historiadores, e um vasto material de arquivo de cine-jornais, fotografias, mapas e litogravuras. Em meio a esses registros heterogêneos e às ruínas das estações, a narrativa é costurada pela experiência dos personagens, suas reminiscências de relações de amizade, afetos, paixões e tensões forjadas nos trilhos do trem. (Fotos: Divulgação)