Por videoconferência, alunos do 5º semestre apresentaram trabalhos sobre saúde mental
Alunos do 5º semestre do curso de Enfermagem da Universidade Guarulhos (UNG) vivenciaram uma experiência internacional ao participarem, na última quarta-feira (10), do XVI Simposio de Enfermagem em Salud Mental Y VI Seminario de Psicología, promovido pela Universidad Cooperativa da Colombia. Neste ano, o tema abordado foi “Perspectiva multidisciplinaria de la salud mental integral”. O evento envolveu alunos de outras universidades brasileiras e outros países, como Peru, Argentina, EUA e México.
Durante a apresentação, quatro alunas falaram um pouco sobre o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar de saúde mental no Brasil. Também explicaram sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e quando ele foi regulamentado; a reforma psiquiátrica e as competências da equipe de enfermagem de saúde mental. A coordenadora do curso de Enfermagem da UNG, Andrea Diniz, prestigiou o trabalho das discentes.
A professora Erika Ramirez, doutora em Saúde Mental na área de álcool e outras drogas e professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNG, recebeu o convite e foi a responsável por organizar um grupo para a apresentação. Segundo a professora, o evento possibilitou aos futuros enfermeiros um momento de internacionalização. “A oportunidade de participar de um simpósio internacional sem sair do campus é uma experiência muito rica. Nossos estudantes trabalharam habilidades comunicativas e conheceram um pouco sobre como o trabalho em relação à saúde mental acontece em outros lugares. A interação e o compromisso de se prepararem para falar proporcionou aprendizados”, afirmou.
A aluna Keila Levino, que trabalha desde cedo na área da Saúde, se sentiu feliz por ter participado da experiência. “Foi um momento único e gratificante. Passar para outros países um pouco do que significa o SUS e o trabalho da saúde mental no Brasil foi muito importante”, disse.