Evento realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na Arena Suzano, reacende interesse na produção de flores no município e atende expectativa dos participantes

A ExpoFlores acabou na última segunda-feira (01/05), depois de cinco dias de muito encantamento e nostalgia na Arena Suzano, mas já deixa saudades nos produtores da cidade. O aguardado retorno dessa grande tradição local, ausente há décadas em Suzano, atendeu as expectativas de quem participou do evento. Produtores e personalidades destacaram a importância da exposição, não só para reforçar a identidade do município, pelo título de “Cidade das Flores”, como também para incentivar as novas gerações a darem continuidade ao trabalho que vem sendo realizado por gerações. A iniciativa ocorreu durante o ExpoSuzano, evento realizado em alusão aos 74 anos de emancipação político-administrativa de Suzano.

Sérgio Magrini, filho do produtor de rosas Enio Magrini – campeão da primeira exposição de flores da cidade, em 1963 – expressou sua satisfação em poder compartilhar a vivência da família, interagir com outros produtores e mostrar a beleza das flores para seu filho. “Estávamos esperando essa retomada com muita ansiedade e pudemos desfrutar dessa grande festa. Todos foram muito carinhosos conosco pela exposição que pudemos proporcionar, valorizando as honrarias que meu pai ganhou e mostrando nossas rosas. Pude notar o brilho nos olhos do meu filho e senti nele uma animação em dar continuidade à nossa produção”, afirmou Sérgio Magrini.

A tradição das flores também incorporou importantes referências nipônicas nessa retomada. Para colaborar com a beleza do evento, foi disponibilizado no canteiro central um conjunto de bonsais produzidos pelo massagista Marcelo Shimada, que é um apreciador das flores e da cultura japonesa. “Fiz questão de participar para colaborar com o nosso município. Nossos produtores precisavam desse evento, desse incentivo, para continuar trazendo para as pessoas essas belezas que encantam nossas vidas. O município precisa produzir flores porque essa atividade faz parte da nossa identidade. Todo mundo com quem conversei foi só elogios ao evento”, frisou Shimada.

O presidente da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, Reinaldo Katsumata, lembrou da época que Suzano era uma referência na produção de flores e ressaltou que o evento é uma prova de que essa cultura ainda está viva. “Entre o início da década de 1960 e meados da década de 1980, famílias tradicionais da cidade promoviam suas produções por meio das exposições de flores, que atraíam inúmeros visitantes, primeiro nas ruas do centro e depois no então Ginásio Municipal Paulo Portela. No cotidiano da cidade, ainda havia a feira que ficava próxima ao viaduto Ryu Mizuno, que ainda está na memória de muita gente. Essa cultura foi retomada com a ExpoFlores, na Arena Suzano, mostrando que a floricultura ainda é uma marca de nossa cidade”, destacou Katsumata.

A presença dos produtores locais e regionais, que expuseram suas plantas, flores e demais itens relacionados a esse universo, foram destacadas durante a abertura do evento, ocorrido em 27 de abril. No entorno do belo gramado sintético que serviu de suporte para o cenário, foram montados estandes, para que expositores representantes da “Flora Recanto das Flores”, “Orquidário Itaipava”, “Orquidário da Serra”, “Piraporanga By Tanabe”, “Suzano Garden”, “Apis Life”, “Feromônio Cosméticos”, “Sitio Terao”, “Flores Takeyoshi”, “Flora Brasil”, entre outros, pudessem mostrar seus trabalhos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, compartilhou a satisfação em trabalhar para a retomada dessa grande atração para a cidade. “Fizemos tudo com muito amor e o resultado foi espetacular. Vimos a alegria das pessoas com o cenário que foi montado e com as belezas que são produzidas em nosso município. Num mesmo ambiente, pudemos proporcionar o resgate de nossa história, reforçamos o nosso compromisso com a sustentabilidade e contribuímos com a economia local por meio da oportunidade que foi proporcionada para que os produtores comercializassem os itens que para cá foram trazidos”, enalteceu a primeira-dama.


Crédito das fotos: Prefeitura de Suzano

Deixe uma resposta