(O Tempo) – Com o objetivo de popularizar a cultura cervejeira da Zona da Mata mineira, atrair turistas e evidenciar a qualidade dos produtos locais, a Unicerva realiza a segunda edição da Festa da Cerveja em Juiz de Fora.
A estreia do evento em 2022 reuniu mais de 20 mil pessoas e contou com a participação de 17 cervejarias da região. Neste ano, a proposta é aperfeiçoar a estrutura, que inclui praça de alimentação, banheiros e área kids, além de oferecer uma programação gratuita rica em diversidade cultural, com shows e passeios.
A Festa da Cerveja marca as comemorações do Dia da Cerveja de Juiz de Fora (27/05). A data foi instituída pela câmara municipal em 2018, através de lei de autoria do vereador Marlon Siqueira, a fim de reforçar a vocação da cidade para a produção da bebida.
Em maio de 2017, Juiz de Fora recebeu do governo do estado e da prefeitura o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) das Cervejarias da Zona da Mata pela importância no cenário da cerveja artesanal. A cidade é a primeira de Minas Gerais a integrar a política pública de incentivo às atividades relacionadas à cadeia produtiva da cerveja.
O pioneirismo do município não para por aí. Juiz de Fora abriga a primeira cervejaria mineira, criada em 1861 pelo alemão Sebastian Kunz. A cidade também é a casa da única cervejaria de convento com mecanismos artesanais em atividade no Brasil.
Festa da Cerveja 2023 – Mares de Morros
Neste ano, a Festa da Cerveja quer ampliar horizontes, apresentando ao público outros produtores da região da zona da mata mineira.
Além de tomar muita cerveja de qualidade, o público vai poder degustar os petiscos e sanduíches da Princesa de Minas Charcutaria, São Bartolomeu, Sr. Matanza, Thiago Caiafa Gastronomia. O APL do Queijo Minas do Caminho Novo também estará presente, com pratos temáticos e peças de queijo à venda para o público.